Campo Grande •29 de Junho de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Quarta, 15 de Fevereiro de 2017 - 16h44Programa ‘Casal Grávido’ realiza curso no próximo sábadoObjetivo é instruir gestante para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno

O programa de prevenção “Casal Grávido” realiza, no próximo sábado (18), às 7h30, o segundo curso de 2017. Criado em 2011, o programa tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções à gestante para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno.

Os cursos também buscam prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. Neste ano, o “Casal Grávido” vai acontecer uma vez por mês e os interessados em participar devem ligar no (67) 3309-5351.

A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, destaca que o programa acompanha a gestante até o sexto mês de vida do bebê e busca tirar dúvidas do casal em todas as etapas da gestação.

“O ‘Casal Grávido’ não é um evento único, pontual, pois a gente continua acompanhando a gestante durante os nove meses de gestação e nos seis meses de vida do bebê. A importância do programa é que ele possibilita um bom pré-natal e a escolha consciente de qual tipo de parto.

Ele também orienta que o casal não vá para uma cesárea sem ter conhecimento do parto normal e que também não vá realizar um parto normal sem saber as etapas. Os profissionais que participam do curso explicam a importância de se cuidar pra chegar bem no momento do parto, porque a formação da família é um evento único e a preparação psicológica do casal para o recebimento do bebê”, salienta a diretora.

De acordo com a anestesista Amani Mancini, o ponto principal da sua palestra aos pais e mães é desmistificar a anestesia. “A anestesia é a parte que a gestante mais tem medo e a gente está aqui para sanar essas dúvidas, explicar que a anestesia é um procedimento seguro e que ela é uma aliada. A anestesia só vem para beneficiar o trabalho de parto, independentemente se ele normal e cesárea”, explica Amani.

O casal Liziane Berrocal e Josiel Torres compartilhou a segurança que o curso traz para pais de primeira viagem. A mãe destaca o envolvimento do pai nas atividades.

“Todos falam que a mulher tem o instinto maternal, mas quanto mais você aprende é menor a chance da mãe fazer alguma coisa errada, então, tudo que a enfermeira explicou, desde o alongamento e a prática de exercícios, até a amamentação é importante. Mas, o que eu mais gostei foi do envolvimento dos pais, porque o pai coloca a barriga, dá banho, troca a fralda, participa de tudo, e isso tira um pouco da responsabilidade da mãe”, avalia Berrocal.

Já o pai, salienta a gama de informações que o curso oferece e como isso facilita a vida dos pais inexperientes. “O curso agrega muitas informações que a gente não tem, principalmente para um pai de primeira viagem. Temos muitos mitos que a gente traz e o curso do casal grávido ajuda a tirar essas mistificações porque agrega muitas informações e ajuda a tirar a ansiedade. Eu estou muito satisfeito e contente em participar do curso. Ele só me trouxe alegria”, afirma Torres.

Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o principal objetivo do programa de prevenção é trazer tranquilidade aos pais nesse momento tão especial.
“O curso tem a grande finalidade de proporcionar ao casal uma gravidez saudável, onde o casal se prepara para o nascimento de um filho que é o grande sonho do casal. Este curso tem uma abordagem multiprofissional e a finalidade é preparar o casal para uma gravidez tranquila e também que eles tenham um preparo melhor para a criação dessa criança porque os momentos iniciais do nascimento de um filho são momentos que promovem uma mudança muito grande na vida de todos os envolvidos”, pontua o presidente.

Confira o cronograma dos cursos do programa de prevenção ‘Casal Grávido’ para 2017:

- 18 de fevereiro
- 25 de março
- 29 de abril
- 27 de maio
- 24 de junho
- 29 de julho
- 19 de agosto
- 30 de setembro
- 28 de outubro
- 25 de novembro

Veja Também
Prefeitura move recurso no TCE para usar lâmpadas de LED
CCR faz alerta sobre queimadas nesta época do ano
Detentos se profissionalizam na técnica de artesanato em osso em Jardim
Doador de MS poderá salvar vidas em quatro estados
Polícia Federal suspende emissão de novos passaportes
UEMS abre seleção de Mestrado Acadêmico em Letras
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 12h30Em clima tenso, CCJ do Senado volta a discutir reforma trabalhista Reunião tem objetivo de votar relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR), favorável à constitucionalidade da proposta
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 12h13País celebra centenário de Dalva de Oliveira, o Rouxinol Brasileiro Importância de Dalva de Oliveira para a Música Popular Brasileira é unanimidade entre estudiosos da arte
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 11h39Vai viajar? Saiba onde CCR MSVia implanta pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuva as obras serão interrompidas
Unificação no atendimento da Iagro, Agraer e Agenfas reduz gastos
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento