Campo Grande •29 de Abril de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Quarta, 15 de Fevereiro de 2017 - 16h44Programa ‘Casal Grávido’ realiza curso no próximo sábadoObjetivo é instruir gestante para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno

O programa de prevenção “Casal Grávido” realiza, no próximo sábado (18), às 7h30, o segundo curso de 2017. Criado em 2011, o programa tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções à gestante para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno.

Os cursos também buscam prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. Neste ano, o “Casal Grávido” vai acontecer uma vez por mês e os interessados em participar devem ligar no (67) 3309-5351.

A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, destaca que o programa acompanha a gestante até o sexto mês de vida do bebê e busca tirar dúvidas do casal em todas as etapas da gestação.

“O ‘Casal Grávido’ não é um evento único, pontual, pois a gente continua acompanhando a gestante durante os nove meses de gestação e nos seis meses de vida do bebê. A importância do programa é que ele possibilita um bom pré-natal e a escolha consciente de qual tipo de parto.

Ele também orienta que o casal não vá para uma cesárea sem ter conhecimento do parto normal e que também não vá realizar um parto normal sem saber as etapas. Os profissionais que participam do curso explicam a importância de se cuidar pra chegar bem no momento do parto, porque a formação da família é um evento único e a preparação psicológica do casal para o recebimento do bebê”, salienta a diretora.

De acordo com a anestesista Amani Mancini, o ponto principal da sua palestra aos pais e mães é desmistificar a anestesia. “A anestesia é a parte que a gestante mais tem medo e a gente está aqui para sanar essas dúvidas, explicar que a anestesia é um procedimento seguro e que ela é uma aliada. A anestesia só vem para beneficiar o trabalho de parto, independentemente se ele normal e cesárea”, explica Amani.

O casal Liziane Berrocal e Josiel Torres compartilhou a segurança que o curso traz para pais de primeira viagem. A mãe destaca o envolvimento do pai nas atividades.

“Todos falam que a mulher tem o instinto maternal, mas quanto mais você aprende é menor a chance da mãe fazer alguma coisa errada, então, tudo que a enfermeira explicou, desde o alongamento e a prática de exercícios, até a amamentação é importante. Mas, o que eu mais gostei foi do envolvimento dos pais, porque o pai coloca a barriga, dá banho, troca a fralda, participa de tudo, e isso tira um pouco da responsabilidade da mãe”, avalia Berrocal.

Já o pai, salienta a gama de informações que o curso oferece e como isso facilita a vida dos pais inexperientes. “O curso agrega muitas informações que a gente não tem, principalmente para um pai de primeira viagem. Temos muitos mitos que a gente traz e o curso do casal grávido ajuda a tirar essas mistificações porque agrega muitas informações e ajuda a tirar a ansiedade. Eu estou muito satisfeito e contente em participar do curso. Ele só me trouxe alegria”, afirma Torres.

Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o principal objetivo do programa de prevenção é trazer tranquilidade aos pais nesse momento tão especial.
“O curso tem a grande finalidade de proporcionar ao casal uma gravidez saudável, onde o casal se prepara para o nascimento de um filho que é o grande sonho do casal. Este curso tem uma abordagem multiprofissional e a finalidade é preparar o casal para uma gravidez tranquila e também que eles tenham um preparo melhor para a criação dessa criança porque os momentos iniciais do nascimento de um filho são momentos que promovem uma mudança muito grande na vida de todos os envolvidos”, pontua o presidente.

Confira o cronograma dos cursos do programa de prevenção ‘Casal Grávido’ para 2017:

- 18 de fevereiro
- 25 de março
- 29 de abril
- 27 de maio
- 24 de junho
- 29 de julho
- 19 de agosto
- 30 de setembro
- 28 de outubro
- 25 de novembro

Veja Também
Hipertensão é responsável por metade das mortes por doenças cardiovasculares
Com 11 parceiros,
Campanha da Águas Guariroba ajuda no combate a dengue
Extravio dos enfeites de festa de 15 anos gera indenização de R$ 24 mil
Audiência pública na próxima quarta-feira discute Trânsito na Capital
Prefeitura propõe aumentar para R$ 6 mil salário base de médicos
Festa do trabalhador terá sorteio de carro e motos na Praça do Rádio
Corumbá: salários de abril já estão nas contas dos servidores
Dia do Trabalhador: confira órgãos que abrem e fecham neste feriado
Tribunal manda 80% trabalharem nos Correios
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento