Menu
28 de março de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Bataguassu

Profissionais e acadêmicos se reuniram em curso de capacitação de futebol em Bataguassu

Participantes poderão emitir certificado do curso por meio da plataforma online

12 Fev2020Da redação15h36

Município de Bataguassu recebeu, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o curso presencial “Regras de futebol de campo e diretrizes de arbitragem”. A capacitação, promovida pela Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), reuniu 95 participantes, entre profissionais e acadêmicos de Educação Física.

As aulas foram ministradas pelo professor de Educação Física e especialista em treinamento esportivo Erlei Pires Dias. Os conteúdos aplicados foram regras oficiais do futebol de campo, mudanças de regras 2019/2020, plano de trabalho dos árbitros, ética e moral na arbitragem, diretrizes e dinâmicas de arbitragem e jogos com arbitragens. Vale lembrar que a International Football Association Board (IFAB), entidade que regulamenta as regras do futebol, oficializou 12 mudanças na modalidade, que passaram a valer em junho de 2019.

Segundo o gerente da UPF/Fundesporte, Domingos Sávio da Costa, a capacitação no segmento desportivo é sempre de suma importância aos profissionais dos municípios, principalmente quando o assunto é futebol. “A arbitragem de futebol é muito necessária devido à quantidade de competições que são desenvolvidas em Mato Grosso do Sul no decorrer do ano e que demanda de profissionais qualificados”.

A professora Karine Odorcik reside em Deodápolis e viajou cerca de 230 quilômetros, aproximadamente três horas, para participar do curso. De acordo com ela, a parceria entre Fundesporte e gestores municipais proporciona qualificação técnica a profissionais de Educação Física do interior do Estado. “Adquiri novos conhecimentos e o mercado de trabalho cada vez mais exige especializações dos profissionais”, afirma.

Para Gregório Arcanjo Gomes, pós-graduado em Educação Física, o curso sobre futebol chegou em boa hora a Bataguassu e região. “Estamos iniciando as atividades esportivas em Bataguassu, principalmente o Campeonato Amador de Futebol do município. Com esta reciclagem, oportunidades foram criadas para que os árbitros renovassem seus conhecimentos e para que surjam novos profissionais da arbitragem, principalmente os acadêmicos de Educação Física que participaram do curso”.

Além de partícipes de Bataguassu, compareceram às aulas estudantes e professores das cidades de Brasilândia, Angélica, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Batayporã e também do Oeste paulista, como Presidente Epitácio (SP).

Os participantes que tiveram frequência de 75% podem emitir o certificado com carga horária de 15 horas/aula, por meio da plataforma online de cursos, disponibilizada pela parceria entre Fundesporte e Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov).

Veja Também