Campo Grande •22 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Rota das Estações - Primavera

Valdelice Bonifácio | Quarta, 26 de Julho de 2017 - 19h19Professores do Estado aceitam reajuste parceladoDecisão tomada em assembleia põe fim à possibilidade de greve da categoria

(Foto: Divulgação/Fetems)

Os professores da Rede Estadual de Ensino Público aceitaram a proposta apresentada pelo governo do Estado de parcelar o reajuste salarial da categoria em duas vezes. Com isso, as aulas serão retomadas normalmente nesta quinta-feira, 27 de julho, e está extinta a possibilidade de greve. A decisão foi tomada em assembleia geral na sede da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems).

A reunião contou com a presença de aproximadamente 400 participantes, entre delegados representantes dos 74  Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação (SIMTEDs) que compõem, a Federação, vice-presidentes das 14 regionais, e delegados de base da Confederação Nacional  dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

"Seria melhor o cumprimento da legislação como foi aprovada em 2015, porém diante do quadro que foi debatido com a categoria, os trabalhadores e trabalhadoras em educação entenderam que é melhor manter essa politica de promoção de um ganho real nos últimos anos, apostando no cumprimento integral das etapas que estão sendo negociadas, e mantendo a integralização do piso até 2020, por 20 horas, em Mato grosso do Sul. Uma politica que nos levou a um dos melhores salários do Brasil", pontuou o professor Jaime Teixeira, presidente da Fetems. 

Conforme o dirigente, daqui pra frente será intensificada a negociação com o governo em relação aos funcionários administrativos em educação. Já foi estabelecido com o governo, a criação de uma Comissão de Negociação, específica para os administrativos,  em busca da implantação de uma política de valorização da categoria. "Entendemos que há um déficit com os nossos trabalhadores e trabalhadoras administrativos da educação. Esse é um debate que será prioritário com o Governo", disse o presidente da Fetems.  

Veja os pontos da proposta do governo acatada em assembleia na Fetems:

- Garante o índice de equivalência de 78,16% para integralizar o piso por 20horas, no mês de dezembro de 2017, aplicando o percentual de 7,64% na tabela de dezembro de 2016, dividido em duas parcelas, sendo a primeira de 2,94% em setembro, e 4,7% no mês de dezembro;   

- Integralizar no mês de outubro de 2018 o índice do piso nacional a ser anunciado em 2018, garantindo em outubro de 2018 o índice de equivalência de 78,16%. O reajuste terá como base a tabela de dezembro de 2017, no entanto, havendo concessão de revisão geral aos demais servidores públicos o índice será aplicado, no mesmo período também aos professores, sendo este valor deduzido do índice do Piso Nacional quando da integralização em outubro de 2018; 

- Garante o índice de equivalência de 82,53% no mês de dezembro de 2018; 

- Definir o mês de maio como data base;
- Mantém a convocação da mesma forma que no primeiro semestre; 
- Não haverá alteração no Estatuto dos profissionais em Educação.  

O governo irá encaminhar um Projeto de Lei para à Assembleia Legislativa com a íntegra do acordo para que haja a repactuação da Lei Complementar nº 200.   

(Com informações da assessoria de imprensa da Fetems)

Veja Também
Hospital Cassems faz exames preventivos e conscientização
Ação destina macacões a catadores de iscas e caranguejos
Três vítimas de atirador em escola seguem internadas
Operação Lava Jato será debatida em evento gratuito
Domingo chuvoso na Capital e interior do Estado
Pesquisa da ONU alerta para alto número de gestantes adolescentes no Brasil
Prefeitura participa da 3ª feira do trabalho
Homens e mulheres promovem ato simbólico contra o câncer de mama
Donald Trump vai retirar sigilo de arquivos sobre assassinato de Kennedy
Detran adere a aplicativo e garante desconto de 40% no pagamento de multas
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
Rec banner - Patio central
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento