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Novidade

Procon recebe denúncias pelo WhatsApp

Órgão de Campo Grande quer oferecer ao consumidor o direito de denunciar sem dificuldades

18 Jan2019Luany Mônaco - Especial para o Diário Digital18h30
(Foto: Marco Miatelo)
  • Contato não recebe ligações e possui horário de funcionamento
  • (Foto: Marco Miatelo)
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Pensando mais uma vez em utilizar ferramentas tecnológicas a favor de facilitar a vida do consumidor, o Procon Campo Grande apresenta a mais nova maneira de fazer denúncias. O Whatsapp do Procon irá receber mensagens diretamente dos consumidores insatisfeitos e oferecerá a eles a comodidade e segurança de tirar dúvidas com o próprio órgão sem precisar sair de casa.

Esta não é a primeira vez que o Procon anuncia uma maneira mais facilitada de atendimento ao consumidor, depois do aplicativo Fala Campo Grande o órgão inovou e apresentou a opção de marcação no Facebook, juntamente com a página “Aonde não ir em Campo Grande”, onde denúncias publicadas na folha online eram apresentadas ao PROCON ainda em meio virtual, que por sua vez fazia a fiscalização da queixa de acordo com o seu grau de gravidade.

Agora ativos também no número (67) 98469-1001 a perspectiva é de que o público se aproxime mais, se sinta bem atendido e não deixe de fazer uma denúncia. De acordo com o Subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Valdir Custódio, o que afasta as pessoas do atendimento formal é a burocracia já que a denúncia não pode ser feita desde que seja devidamente identificada, “mesmo utilizando uma ferramenta moderna ainda temos uma distância muito grande das pessoas, elas querem jogar a informação e já ter um feedback e uma maneira da gente conseguir puxa-las para formalidade é este canal imediato” conta o Subsecretário.

Funções como enviar documentos, vídeos ou imagens já são disponíveis no aplicativo Fala Campo Grande, mas não tem sido muito utilizadas pela população. A implantação desta ferramenta (Whatsapp) pretende auxiliar o consumidor sobre os passos a serem seguidos e orientá-los sobre o uso de caminhos já existentes para a resolução de problemas, sem precisar se deslocar para entrega de documentos, por exemplo, ou até mesmo tentar simples contato com o órgão. “Hoje todo mundo tem, todo mundo utiliza, é tranquilo pra mandar arquivos e a gente disponibilizou” diz Valdir.

Sendo apenas um canal de entrada o Whatsapp do PROCON foi separado em três especialidades (fiscalização, reclamação e orientação) para atendimento, o número tem horário de funcionamento e já pode ser acionado. As dúvidas e denúncias podem ser direcionadas ao órgão durante horário comercial e em qualquer dia útil. Já no seu primeiro dia de funcionamento o Whatsapp do PROCON realizou 53 atendimentos.

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