Campo Grande •16 de Agosto de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner FM Cidade

Da redação | Quinta, 10 de Agosto de 2017 - 13h21Prefeitura disponibiliza aplicativo para sugestões e reclamaçõesCidadão poderá fazer denúncias em relação ao serviço público da Capital

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande apresentou nesta quarta-feira (9), o aplicativo “Fala Campo Grande”, desenvolvido pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) e gerenciado pela Ouvidoria Municipal, que faz parte da Controladoria do Município. A plataforma garante participação do cidadão na administração, enviando sugestões, reclamações ou oferecendo denúncias em relação ao serviço público prestado em nossa Capital.

O cidadão campo-grandense poderá enviar sugestões nas áreas da saúde, educação, defesa social, transporte coletivo, além de encaminhar demandas na área de obras e serviços, inclusive encaminhando imagens para facilitação da tomada de providências. Além disso, poderá acessar o Portal da Transparência e consultar informações de interesse público, como prevê a Lei de Acesso à Informação.

Representando o prefeito Marquinhos Trad, a vice-prefeita, Adriane Lopes, enfatizou que o aplicativo é a materialização de uma ideia que veio do povo. “O prefeito soube ouvir a necessidade das pessoas e o anseio de estarem mais próximos da prefeitura. O ‘Fala Campo Grande’ é uma das representações dessa convivência com a população”, disse na ocasião.

O aplicativo ‘Fala Campo Grande’ é uma ideia do prefeito Marquinhos Trad e era uma das maiores demandas da população nas reuniões para elaboração do seu programa de governo, um canal para que o cidadão pudesse efetivamente participar da administração. Foi desenvolvido pela Agência de Tecnologia, sem nenhum custo para a Prefeitura Municipal.

“Foram três meses de testes e capacitações, onde tivemos grande apoio e empenho da Ouvidoria do município para que pudéssemos chegar na versão de lançamento”, explica o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

A proposta é estreitar a comunicação do cidadão com os órgãos da administração municipal, agilizando o processo que começa no pedido realizado até a solução da demanda. No primeiro acesso o usuário deverá cadastrar suas informações pessoas e criar seu login e senha. “O preenchimento correto de alguns dados pessoais antes do primeiro acesso é essencial para evitar possíveis fraudes ou envio de informações não relacionadas ao fim que se propõe”, explicou Paulo.

Ao clicar no ícone “obras e serviços”, os usuários poderão anexar uma foto que será encaminhada com a sua geolocalização, o que facilitará que as equipes da prefeitura solucionem mais facilmente a demanda. Quem explica é o diretor de desenvolvimento e gestão de sistemas, Daniel Eduardo Funabashi de Toledo. “Isso facilita para que a solicitação seja reconhecida, otimizando a solução do problema”, justificou.

“O Fala Campo Grande é muito mais do que apenas um aplicativo no celular. Ele é uma nova plataforma que foi desenvolvida para tornar eficiente toda a gestão dessas solicitações, onde a população poderá encaminhar demandas também pelo telefone ou através de endereço eletrônico”, descreveu Daniel na apresentação oficial da plataforma.

Vários servidores foram treinados para receber, encaminhar e atender as demandas. “A intenção é acolher o máximo de solicitações em menor tempo para agilizar os serviços. E o aplicativo ‘Fala Campo Grande’ chega para ajudar na interlocução do cidadão com o administrativo municipal. Além das demandas que vão chegar pelo aplicativo, pelo telefone e pelo e-mail, a Ouvidoria terá endereço presencial para atender a população”, declarou o ouvidor-geral, Tony Ueno.

Sobre a facilidade de acesso ao Portal da Transparência, o Secretário da Controladoria-Geral do Município, Evandro Bandeira, pondera que “a ferramenta é um instrumento eficaz na transparência pública, quando a população poderá acompanhar as informações importantes de interesse público em claro atendimento ao que prevê a Lei de Acesso à Informação”, pontuou. A plataforma vem de encontro com o nosso anseio que é tornar a participação popular muito mais efetiva. É o que pretende a gestão”, complementou Luciano Silva Martins, secretário-adjunto da Controladoria, que acompanhou todo o processo de criação do aplicativo.

O aplicativo está disponível, neste primeiro momento, apenas para o sistema Android. O lançamento faz parte das comemorações dos 118 anos de Campo Grande.

Acesso para o aplicativo Fala Campo Grande:

Veja Também
Indígenas bloqueiam rodovia entre Dourados e Itaporã
Quarta, 16 de Agosto de 2017 - 12h20Trechos em pare-e-siga da CCR MSVia na BR-163/MS exigem atenção do motorista Em caso de chuva, as obras poderão ser interrompidas
Sesc Morada dos Baís recebe exposição fotográfica “Noroeste do Brasil”
Tomar vacinas faz parte do pré-natal
Obra melhora tráfego para mais de 35 mil veículos
Nova rotatória da Mato Grosso com a Via Parque será entregue hoje
Inibidor do vírus Zika deve levar 10 anos para ser produzido em larga escala
Quarta, 16 de Agosto de 2017 - 07h56Uems em Aquidauana realiza Workshop e Encontro científico de Zootecnia Eventos ocorrerão no Centro de Convenções Prefeito Cláudio Valério
Procon vai atender consumidores na Ação Cidadania 2017, na Moreninha 3, neste sábado
Dia de chuvas intensas
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento