Campo Grande •19 de Agosto de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner SEGOV - Mesmo na crise Obras

Da redação | Sábado, 15 de Julho de 2017 - 12h18Prefeitura de Corumbá dá sequência à ação Saúde neste sábadoFinalidade é reduzir demanda reprimida de exames e consultas médicas especializadas

(Foto: Clóvis Neto/PMC)

A prefeitura de Corumbá dá sequência à ação ‘Saúde em Dia’ neste sábado, 15 de julho. As atividades serão na Escola Dom Bosco, das 8h às 15 horas. A entrada do público acontece pela rua José Fragelli. Desta vez, os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde vão contemplar moradores dos bairros Dom Bosco, Cervejaria, Arthur Marinho, Generoso, Centro, Aeroporto, Nossa Senhora de Fátima e Borrowski – Centro. A finalidade é reduzir a demanda reprimida de exames e consultas médicas especializadas.

Assim como a ação realizada no dia 08 deste mês, serão oferecidas consultas com clínico-geral e pediatra, realizadas aferição de pressão arterial e glicemia capilar e feitas orientações sobre prevenção de doenças, de gravidez na adolescência e sobre planejamento familiar. Esse trabalho acontece das 8h às 12 horas. Haverá ainda distribuição de preservativos, vacinação e entrega de remédios básicos. Pesagem de beneficiários do Bolsa Família, palestra educativa sobre o meio ambiente e orientação sobre acidentes no trânsito serão também realizadas.
 
Na ação, a Gerência de Saúde Bucal fará triagem e agendamento de consulta para início do tratamento dos pacientes que estão na lista de espera de tratamento de canal ou que já possuem encaminhamentos. Quem estiver nessa lista deverá comparecer portando cartão do SUS e documento com foto. Também serão oferecidas orientações sobre higiene bucal e atividades educativas em saúde bucal para crianças até 12 anos.
 
Com o projeto, estima-se que mensalmente sejam realizados 800 atendimentos a mais da quantidade feita normalmente pelo Município, no total de 1.600 no período de dois meses de ação. Serão feitas ultrassonografias de abdômen total, rins e vias urinárias, próstata, mamas, bolsa escrotal, ultrassom pélvico e transvaginal. O Eco Doppler MMII unilateral será realizado na Santa Casa de Corumbá, enquanto consultas cardiológicas, oftalmológicas serão realizadas no Centro de Atendimento de Especialidade em Saúde. Normalmente, por mês, são feitos 1.595 exames, ou seja, com o projeto Saúde em Dia, haverá acréscimo da realização de mais de 50%.
 
Sessões de ginástica, torneio, jogos, oficinas, apresentação de danças, orientações sobre a importância da prática esportiva na melhoria da qualidade de vida, recreação em pula-pula infantil e massagem expressa serão oferecidos.
 
O ‘Saúde em Dia’ executa ações em três etapas. A primeira corresponde à remarcação e agendamento antecipando as demandas dos pacientes já agendados com tempo de espera médio de até cinco meses. A segunda etapa é a execução das demandas em horários diferenciados aos agendamentos de rotina dos serviços especializados. A terceira fase conta com atendimentos dos médicos para avaliação do resultado dos exames e encaminhamento para novo fluxo de atendimento, de acordo com a necessidade do paciente.
 
No dia 22 de julho, a ação será na praça CEU e vai contemplar com remarcação de exames moradores do Loteamento Pantanal –  Guanã, Guatós – Guaicurus, João de Deus – Guarani, Jardim dos Estados, Popular Nova – Nossa Senhora de Fátima, Nova Corumbá – Guanabara – Primavera.
 
Primeira ação - Na primeira ação ‘Saúde em Dia’, realizada no dia 08 de julho, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer “Nação Guató”, a Secretaria Municipal de Saúde atingiu o objetivo proposto para o começo do projeto. Os serviços foram oferecidos para moradores dos bairros Universitário, Previsul - Camalote, Centro América, Cravo Vermelho I e II, Cristo Redentor, Popular Velha, Maria Leite e conjunto Padre Ernesto Sassida.
 
Foram 87 remarcações de exames; 28 atendimentos clínicos; 27 atendimentos de consultas pediátricas. Odontologia registrou 50 atendimentos em saúde bucal, que inclui atividades educativas, escovação e triagem de endodontia.
 
Os estandes de informações registraram média de 250 pessoas em busca de orientações de saúde, atendimento do psicossocial, planejamento familiar, vigilância ambiental e epidemiológica. Foram feitas 16 vacinas, distribuídos 285 preservativos masculinos e 30 femininos, 300 unidades de gel lubrificante e 28 atendimento de massoterapia. A Saúde registrou a realização de um exame ultrassom na terça-feira, dia 11 de julho, que estava agendado para realização em janeiro de 2018.

 

Veja Também
Fronteira prepara a Black Friday
Justiça Federal em MS passa a ter processo eletrônico
Justiça suspende novamente aumento de impostos sobre combustíveis
Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 26 milhões
CCZ abre as portas e foca em educar as crianças
Sanesul ampliará produção de água de poço em 100 mil litros por hora
TJ mantém suspenso decreto que regulamenta Uber na Capital
Lava Jato investiga empresas estrangeiras envolvidas em fraudes na Petrobras
Acadêmico de Química é premiado em Simpósio no Paraná
Em Três Lagoas, bairro receberá pavimentação avaliada em R$ 400 mil
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
Rec banner - Patio central
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento