Cem anos
Prédio antigo da Santa Casa é restaurado para centenário
Ideia é de transformar o antigo prédio em um Memorial da Santa Casa
Desativado desde a década de 80, o prédio antigo da ABCG da Santa Casa está sendo restaurado para a comemoração do primeiro centenário de existência da instituição. A criação da instituição foi em agosto de 1917, quando Campo Grande ainda possuía apenas 8 mil habitantes. Situado na Avenida Mato Grosso, o primeiro prédio foi o “embrião” da Santa Casa, sendo o primeiro hospital da cidade destinado ao atendimento de civis.
A restauração do prédio é em comemoração aos cem anos da ABCG, e essa é a primeira delas onde estão sendo feitas as pinturas externas, restauração das janelas e portas para ficar o mais próximo possível da estrutura original. Além disto, estão programadas outras atividades comemorativas como lançamentos de posts em mídias sociais divulgando os passos históricos da instituição, layout novo do site, selo comemorativo e lançamento de uma Comenda para os grandes contribuintes da Santa Casa.
A ideia principal, é de transformar o antigo prédio em um Memorial da Santa Casa, com acervo de fotos, quadros, móveis, exemplares de jornais vinculados na época e relacionados ao hospital. O intuito do memorial é equipar o prédio para ser utilizados por médicos, estudantes e historiadores para projetos e pesquisas científicas.
De acordo com o presidente, as programações enriquecerão ainda mais a longa história do hospital, será um legado para as gerações futuras. “Nossa intenção com o memorial da Santa Casa é mostrar a brilhante história do hospital para a geração que está chegando, além de que, isso será mais um benefício à população. Neste novo ano nós faremos uma programação muito especial para algumas datas que foram importantes para todos nós”.
(Com informações da assessoria de imprensa da Santa Casa)