Menu
18 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Em MS

Posse de Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul é realizada na 2ª feira

Grupo é formado por seis dirigentes máximos de instituições públicas e privadas do Estado

18 Ago2017Da redação11h38

Os membros do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) tomam posse na próxima segunda-feira, 21, a partir das 9h, em cerimônia na Assembleia Legislativa, em Campo Grande.
 
O grupo é formado por seis dirigentes máximos de instituições públicas e privadas do Estado. O primeiro presidente eleito é o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir, tendo na vice-presidência o Pe. Ricardo Carlos, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
 
Também integram o CRIE-MS os reitores das universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, da Grande Dourados (UFGD), Liane Calarge, e da Anhanguera-Uniderp, Leocádia Leme.
 
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é representado pelo reitor Luiz Simão Staszczak. O IFMS é a única instituição do Conselho que, além do ensino superior, oferta educação básica, técnica e tecnológica.
 
“Temos o desafio de promover a melhoria da educação em todos os níveis e modalidades, verticalizando a qualidade da educação no Estado. O alinhamento das atividades e o trabalho em conjunto entre as instituições contribuem para o desenvolvimento não só da educação, mas também de Mato Grosso do Sul ”, apontou o reitor do IFMS, Luiz Simão.
 
Além posse do CRIE-MS, o Governo do Estado irá sancionar, na mesma solenidade, a lei que institui 21 de agosto como o Dia da Educação Superior no Estado. A expectativa é que, anualmente, educadores e demais cidadãos que tenham contribuído para o desenvolvimento do ensino superior no Estado sejam reconhecidos e homenageados nesta data.

Está prevista a presença na solenidade, de proposição do deputado Junior Mochi, do Ministro de Estado da Educação, Mendonça Filho.
 
Histórico – Os dirigentes das instituições se reuniram pela primeira vez em janeiro deste ano, com o objetivo de fortalecer a educação superior e possibilitar que o conhecimento produzidos nas instituições contribuam de forma mais efetiva o desenvolvimento do Estado.
 
Em maio, o Conselho definiu cinco eixos de atuação: Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Turismo e Cultura; Ciência, Tecnologia e Inovação e Excelência na Educação Básica e Superior; e Comunicação Científica. Os membros irão atuar divididos em grupos de trabalhos para propor estudos e iniciativas relacionados a cada tema.
 
Em reunião realizada em junho, o CRIE-MS elegeu a diretoria responsável pela implantação das ações do colegiado. A previsão é que os membros se reúnam ordinariamente a cada dois meses para alinhamento dos trabalhos.
 
IFMS – O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul é a primeira e única instituição pública federal a ofertar educação profissional e tecnológica no Estado.
 
Criado em 2008, integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atua há mais de 100 anos em todo o país.
 
O IFMS possui campus nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Cada unidade atende também aos municípios vizinhos, possibilitando oportunidade de acesso à educação pública de qualidade a milhares de pessoas.
 
A instituição conta atualmente com 850 servidores no seu quadro permanente e mais de 9 mil estudantes matriculados.
 
A oferta atual é de 17 opções de cursos técnicos presenciais, 10 cursos de graduação – bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia –, uma especialização lato sensu, além de 25 cursos de qualificação profissional. O IFMS também oferta diversos cursos na modalidade a distância.
 
O principal diferencial da instituição é estimular o ensino por meio de pesquisa aplicada e da extensão tecnológica. Já são cerca de 900 projetos de pesquisa desenvolvidos em diversas áreas do conhecimento, e mais de 300 prêmios em feiras de ciências e tecnologia nacionais e internacionais.
 
O Instituto também está articulado aos setores produtivos e sociais de Mato Grosso do Sul por meio de acordos de cooperação técnica e convênios com instituições do Estado. Os compromissos permitem oportunidades de estágios para os estudantes e fomentam iniciativas conjuntas para capacitação de profissionais e o desenvolvimento de ações, como projetos e eventos voltados para a comunidade externa.
 
Serviço

Evento: Fundação e posse da primeira diretoria do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS)

Dia: 21 de agosto de 2017

Horário: 9h

Local: Plenário Júlio Maia, Assembleia Legislativa – Av. Des. Leão Neto do Carmo, s/n – Jardim Veraneio, Campo Grade – MS

Veja Também

Prefeitura entrega cobertores para famílias carentes da Capital
Seja Digital intensifica agendamentos nos CRAS  a partir de segunda
Entidades de classe defendem Plano Diretor da Capital
Comissão aprova vacinação obrigatória e gratuita contra leishmaniose
Curso orienta sobre alimentação e não desperdício de alimentos
Limpeza em lagoa resulta na retirada de 50 sacos de lixo
Incêndio destrói depósito de recicláveis
Portugal libera uso da maconha para fins medicinais
Médico lança 'Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador'
Obras e projetos anunciados para a Capital