Menu
23 de agosto de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Corredor bioceânico

A Conexão Atlântico-Pacífico

Lançada licitação para contrução da Ponte sobre o Rio Paraguai

20 Jul2019Laureano Secundo12h05

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, disse que hoje foi dado um grande passo para o tão sonhado projeto da conexão bioceânica, ligando o Porto de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), no Atlântico, aos portos do Chile (Pacífico), facilitando o escoamento da produção agrícola do MS e do Mato Grosso, principalmente, para os países do Oriente. A declaração de Reinaldo Azambuja, aconteceu durante a solenidade de lançamento da licitação pública para a construção da ponte entre os dois países sócios da usina de Itaipu, unindo o município paraguaio de Carmelo Peralta a Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul (MS), mais um passo para a consolidação do corredor bioceânico. Mais de 800 pessoas participaram da solenidade, entre elas, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez (Marito), ministros, o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e a diretoria de Itaipu.

"Isso implicará em sair do isolamento, esta área do país praticamente sempre foi isolada e essa área será a que apresentar o maior desenvolvimento nos próximos 10 a 12 anos", disse o presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez. Ele argumentou que a construção terá um grande significado para o Paraguai, o Brasil e a região, para desenvolver o potencial de produção da área. Ele ressaltou que o departamento do Alto Paraguai aumentou consideravelmente seu rebanho nos últimos anos.

Ele indicou que há também uma migração da terra de gado para a produção agrícola, pois o grão está sendo produzido na área. Em sua opinião, o trabalho não servirá apenas como um corredor logístico, mas também como rota paraguaia de grãos. As obras serão financiadas com recursos binacionais da Itaipu, com investimento aproximado de US $ 75 milhões e gerarão mais de mil empregos diretos, além de impulsionar a economia da região. A conclusão está prevista para 2023.

Veja Também

Celebração aos influenciadores digitais
ALMS derruba veto e insenção em concurso para mesários continua
Ibama pretende monitorar desmatamento
Sejusp fecha fronteira e apreende sete toneladas de drogas
Agehab notifica beneficiários de Corumbá por inadimplência
Praça dos imigrantes terá um canto às mulheres
Rampa para desembarque de barcos está sendo construída
Bolsonaro volta a dizer que ONGs podem estar por trás de queimadas
Motociclista se surpreende ao avistar onça-pintada
Bombeiros fazem alerta sobre dias de tempo seco