Menu
15 de outubro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Crime ambiental

Ibama e PMA combatem tráfico de papagaios

Traficantes abandonaram aves domesticados no meio da rua

10 Out2019Laureano Secundo08h03

Há mais de um mês, a Polícia Militar Ambiental e o Ibama realizam a Operação Bocaiúva, iniciada em 2 de setembro, com o objetivo de prevenir a retirada de filhotes de papagaios dos ninhos pelo tráfico. O município de Novo Horizonte do Sul tem sido onde o problema tem persistido com mais frequência e onde existem mais pessoas que têm sido presas por envolvimento com o tráfico dos animais em todos os anos.

Ao conhecer a forma de agir dos traficantes, principalmente de aliciamento de assentados, funcionários de fazendas, entre outros, para fazerem as retiradas dos filhotes e depois comprarem, ninhos, principalmente os que sofreram violações no ano passado estão sendo monitorados e toda a região de tráfico está com equipes em trabalhos preventivos de bloqueios e nas propriedades e assentamentos rurais.

Dentre os trabalhos realizados, a orientação e informação sobre a legislação e os problemas criminais e de multas também para quem adquire e tem em cativeiro os animais é uma das estratégias das equipes. Por essa razão, hoje (9) no início da tarde, um Policial que trabalha na região recebeu ligação de um conhecido que reside em Novo Horizonte do Sul, pedindo orientação, onde poderia entregar dois papagaios que sua tia havia encontrado abandonados em uma rua da cidade. O Policial orientou que as aves fossem entregues no Pelotão da Polícia Militar da cidade.

Os animais adultos e já domesticados foram abandonados por alguém que ficou com receio de ser pego com os papagaios, tendo em vista diversas vistorias realizadas pelas equipes na cidade e em propriedades rurais nesse período de operação. As aves serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais silvestres.

Veja Também

Obra começa e moradores de rua deixam viaduto
Carreta da Justiça Itinerante atende sul do Estado
Pescador salva onça presa em anzol de galho no rio Miranda
Ave silvestre é abandonada e PMA orienta sobre devolução espontânea
Governo Federal modifica regras para deportação de estrangeiros
Acidente Mecânico tem lesões graves após choque elétrico Acidente aconteceu quando vítima subiu no telhado da oficina
UEMS promove ações sustentáveis na  Semana Lixo Zero
Confira escala médica nas UPAs e CRSs nesta segunda-feira
Guarda Municipal recolhe modelos de espingardas que causaram morte de homem
Parceria vai agilizar atendimento às famílias de vítimas de morte natural