Menu
28 de maio de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Caçada

PMA prende cinco por caça ilegal de javali

Caçada de javali só é permitida com autorização do Ibama

1 Abr2020Da Redação13h40

Cinco caçadores foram presos em Nova Alvorada do Sul pela equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Batayporã. Eles foram multados em R$ 5 mil e vão responder por maus tratos.

Durante a fiscalização a equipe encontrou o acampamento de caça, no meio da mata, no local cinco cães, barracas dois javalis abatidos e carneados. Enquanto os policiais verificavam a área, uma Chevrolet S-10 chegou com três pessoas, as outras duas vieram chegaram em motocicletas.  O grupo voltava de uma caçada e das cinco pessoas, duas eram mulheres.              

Os veículos foram abordados e na S-10 foram encontradas três armas de caça – duas espingardas cartucheiras calibre 28 e uma calibre 20.  Na carroceria do veículo ainda estava uma gaiola com 13 cães, amontoados e estressados, configurando situação de maus-tratos.

Já os animais que estavam no acampamento estavam sem água ou alimentação. De acordo com a PMA, em uma das motocicletas estava uma espingarda calibre 12. Todas as armas estavam municiadas e não possuíam documentação.

Os veículos, as armas e os animais foram apreendidos. OS caçadores, de 44, 37, 34, 24 e 23 anos, receberam voz de prisão e foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul.

O grupo foi autuado por crime ambiental de maus-tratos a animais e por porte ilegal de armas. A pena para maus-tratos é de três meses a um ano de detenção e para o crime de porte ilegal é de dois a quatro anos de reclusão. Já o dono dos 18 cachorros foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5.000,00 pela infração de maus tratos.

A prática de abate de javalis, apesar de permitida, deve ser feita mediantes procedimentos administrativos como ter autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que nenhum dos cinco possuía, tornando a prática ilegal.

Veja Também

Mais de 100 veículos estão disponíveis no segundo leilão de sucata aproveitável
Campo grande adere à campanha nacional de turismo Meu Destino é Brasil
Apartamentos de residencial serão sorteados nesta sexta-feira
Planos de saúde incluirão mais 6 exames na lista obrigatória
Revogada portaria com punições a quem descumpria quarentena
Alunos da Reme terão aulas televisionadas
Plano de saúde é condenado por não fornecer medicamento a gestante
Confira escala médica nas UPAs e CRSs nesta quinta-feira
Procon descarta produtos vencidos em hipermercado da Capital
Estado cria página para transmissão das aulas em tempo real pela Internet