Menu
15 de dezembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega Banner Pátio Central - Natal
Pecuária

Desequilíbrio eleva preço do boi

Expectativa e manutenção da tendência entre oferta e demanda em MS

13 Out2018Da Redação12h04

As informações da Unidade Técnica do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul apontam que a cotação do boi gordo em setembro deste ano apresentou alta de 5,68%, em relação ao início do mês.

No último mês, o boi gordo encerrou com valor médio de R$147,24/@, contra R$139,36/@ contabilizado no início de setembro.

Segundo os dados do Boletim Casa Rural divulgado essa semana, a valorização da arroba do boi gordo no estado, livre de Funrural e referente às negociações à vista, foi motivada pela oferta restrita de animais terminados e pelo desempenho positivo da demanda no mercado interno e externo. Em setembro, por exemplo, as exportações de carne bovina in natura registraram 14,6 mil toneladas, com alta de 43,3% em relação ao ano passado.

“Apesar da cotação em alta no mercado pecuário, não há a garantia de maior rentabilidade para o produtor tendo em vista que neste momento de pastagens precárias é preciso suplementar o rebanho, fato que eleva o custo da arroba produzida. A manutenção dos preços nos próximos meses irá contribuir para minimizar os gastos excessivos do produtor no período dos pastos secos” afirma o diretor-secretário do Sistema Famasul, Frederico Stella.

Confirmando a análise do diretor da Famasul, os dados do Cepea mostram, ainda, que no período entre janeiro e junho de 2018 o Custo Operacional Efetivo (COE) para o sistema de recria-engorda em Mato Grosso do Sul registrou alta de 4,7%.

De acordo com a Unidade Técnica do Sistema Famasul, a estimativa é que na primeira quinzena do mês de outubro, a alta permanecerá sustentada pelo consumo

 

Veja Também

Três Lagoas cria setor especial para pacientes com suspeita de dengue
Indígenas obtêm registro civil com ajuda da Carreta da Justiça
Confira a escala dos postos de saúde para este sábado
Casamento comunitário espalha vida em igreja
Governo adquire scanners corporais para revistas em presídios
Décimo terceiro para servidores municipais estará disponível neste sábado
Lançado edital para PPP do tapa buracos na Capital
Praça dos Imigrantes promove concurso de presépio e cantata natalina
Vias serão interditadas neste fim de semana para realização de eventos
É um orgulho representar o MS, diz futura ministra em diplomação