Campo Grande •22 de Maio de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Corrida de Outono patrocinadores

Da redação | Sexta, 30 de Dezembro de 2016 - 14h25Manifesto pede manutenção de escola para surdosGoverno fechou Centro de Atendimento ao Deficiente como escola do 1° ao 5° ano

  
(Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)

Uma manifestação em apoio ao Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada), de Campo Grande, foi realizada nesta sexta-feira, 30 de dezembro, por intérpretes, surdos e familiares. A Secretaria Estadual de Educação (SED) determinou o fechamento do local que no ano que vem funcionará apenas como um estabelecimento de formação de profissionais que trabalham com surdos.

A decisão fechou o Ceada como escola do 1° ao 5° ano do ensino médio. Usando faixas e cartazes, os manifestantes pediram a manutenção da escolaridade no Ceada.  Para os pais, a o Ceada é importante para a formação inicial do surdo. O grupo se prepara para um novo protesto na intenção de chamar a atenção do governo e reverter o que foi determinado.

Secretaria de Educação - Conforme a SED, os estudantes que estavam matriculados no Ceada, de 1º ao 5º ano, serão encaminhados para escolas da Rede Estadual de Ensino e receberão apoio de instrutor mediador modalidade sinalizada, uma vez que ainda não são fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e também o Atendimento Educacional Especializado em Libras, como primeira língua (L1), em Língua Portuguesa na modalidade escrita (L2) e Matemática.

A Secretaria de Estado de Educação conta, ainda, com a atuação do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), voltado também para a formação, assessoramento, orientação e acompanhamento de professores. O CAS tem como objetivo prever e prover apoio no contexto escolar, dispondo de 261 profissionais especializados na área da surdez, e também, atende anualmente por meio dos cursos de Libras cerca de 780 cursistas, visando a difusão e fortalecimento de uma sociedade bilíngue.

(Com informações da TV MS Record)

Veja Também
Cadeira de rodas ocuparão estacionamento para reivindicar direitos
Nova unidade de saúde atenderá cinco mil em seis bairros da Capital
Seleção de voluntários dos bombeiros será concluída nesta semana
Juiz tentará conciliação entre CCR MSVia e ANTT
Segunda, 22 de Maio de 2017 - 12h30Família sai para ir à Igreja e quando volta encontra casa arrombada De acordo com a vítima nenhum vizinho soube dar qualquer informação sobre a autoria do furto.
Caminhão tomba com 20 animais
Segunda, 22 de Maio de 2017 - 11h39CCR MSVia faz operação pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuva as obras serão interrompidas
Comitê Estadual realiza oficina e vai entregar 500 RGs para indígenas em MS
IPVA 2017: prazo para pagamento da última parcela vence no dia 31 de maio
Segunda, 22 de Maio de 2017 - 07h36Capital terá temperaturas amenas Há grande possibilidade de chuvas no transcorrer de todo o dia
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento