Menu
22 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Campo Grande

Manifesto pede manutenção de escola para surdos

Governo fechou Centro de Atendimento ao Deficiente como escola do 1° ao 5° ano

30 Dez2016Da redação14h25
(Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)

Uma manifestação em apoio ao Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada), de Campo Grande, foi realizada nesta sexta-feira, 30 de dezembro, por intérpretes, surdos e familiares. A Secretaria Estadual de Educação (SED) determinou o fechamento do local que no ano que vem funcionará apenas como um estabelecimento de formação de profissionais que trabalham com surdos.

A decisão fechou o Ceada como escola do 1° ao 5° ano do ensino médio. Usando faixas e cartazes, os manifestantes pediram a manutenção da escolaridade no Ceada.  Para os pais, a o Ceada é importante para a formação inicial do surdo. O grupo se prepara para um novo protesto na intenção de chamar a atenção do governo e reverter o que foi determinado.

Secretaria de Educação - Conforme a SED, os estudantes que estavam matriculados no Ceada, de 1º ao 5º ano, serão encaminhados para escolas da Rede Estadual de Ensino e receberão apoio de instrutor mediador modalidade sinalizada, uma vez que ainda não são fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e também o Atendimento Educacional Especializado em Libras, como primeira língua (L1), em Língua Portuguesa na modalidade escrita (L2) e Matemática.

A Secretaria de Estado de Educação conta, ainda, com a atuação do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), voltado também para a formação, assessoramento, orientação e acompanhamento de professores. O CAS tem como objetivo prever e prover apoio no contexto escolar, dispondo de 261 profissionais especializados na área da surdez, e também, atende anualmente por meio dos cursos de Libras cerca de 780 cursistas, visando a difusão e fortalecimento de uma sociedade bilíngue.

(Com informações da TV MS Record)

Veja Também

Clima Alerta para umidade do ar em queda Temperatura em elevação poderá atingir a marca de 32°
Ação prende condutor embriagado e autua 154
Ministério da Educação e FNDE fazem pesquisa sobre transporte escolar
Ministério Público investiga falhas em Hospital de Sonora
Comissão aprova crime de importunação sexual no Código Penal
Aprovado projeto que dobra gratificação de secretários de escola
Aeronaves do Estado são vistoriadas pelo MPE
Telemarketing pedirá ajuda para Cotolengo
MPE se posiciona sobre acidente entre ônibus e trem
Prefeitura de Corumbá anuncia expediente especial nos dias de jogos do Brasil