Campo Grande •24 de Setembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super banner Governo MS - Semana nacional do trânsito

Da redação | Quarta, 13 de Setembro de 2017 - 13h51Ouvidoria do SUS amplia horário de atendimento telefônicoA partir de agora, os usuários poderão entrar em contato com o serviço até às 23 horas

(Foto: Divulgação/Prefeitura da Capital)

O atendimento na Ouvidoria do SUS, que é ligada a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ampliou o seu horário de atendimento via telefone. A repartição funciona de segunda a sexta-feira e os atendimentos ocorriam somente até às 17 horas. A partir de agora, os usuários poderão entrar em contato com o serviço até às 23 horas. O objetivo é atender os usuários da saúde que desejam fazer reclamações ou elogios no período noturno.

A Ouvidoria SUS atende, também, presencialmente das 7h às 17h, na Rua Bahia, nº 280, na sede da SESAU, além do atendimento telefônico que conta agora com o horário estendido. “Estamos ampliando o acesso dos usuários da saúde ao serviço da ouvidoria para que eles possam fazer os elogios, sugestões e reclamações num horário que antes não era possível”, disse a coordenadora da Ouvidoria SUS, Sonia Maria Correia dos Santos.

Nos primeiros sete dias de atendimento telefônico de horário estendido, 76 pessoas entraram em contato para registrar elogios, sugestões e reclamações. “Estes atendimentos demonstram que a população quer ser ouvida no horário noturno”, frisou a coordenadora.

O telefone da Ouvidoria SUS (3314-9955) recebe ligações a cobrar e os teleatendentes retornam a chamada para concretizarem o registro da demanda. É possível atender até cinco chamadas simultâneas.

Ao ligar no telefone da Ouvidoria SUS, o usuário precisa informar o número do Cartão SUS e os dados são cruzados com o site do Ministério da Saúde, garantindo a identificação do reclamante. Com a identificação, é informado o número de protocolo de atendimento e o prazo para resposta daquela solicitação.

No mês de agosto foram registrados 849 atendimentos, sendo 249 de forma presencial, 560 via telefônico, 25 por e-mail, 8 ofícios de outros secretarias e 7 formulários eletrônicos. Este último está disponível no site da SESAU e nele é possível acompanhar, também, a demanda registrada no formulário eletrônico.

A função da Ouvidoria SUS é intermediar as relações entre os cidadãos e os gestores do SUS, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua, com fortalecimento e promoção da cidadania em saúde e produzir informações que subsidiam o gestor nas tomadas de decisão.

“Com o registro do elogio, sugestão ou reclamação, a SESAU pode aprimorar o protocolo de atendimento aos usuários e ainda, responder as queixas da população. Estamos trabalhando para que o acesso a esta ferramenta tão importante para a saúde esteja a alcance daquela pessoa que deseja ser ouvida e ter a sua solicitação respondida”, destacou Sonia Maria Correia dos Santos.

Ferramentas Ouvidoria SUS
Telefone: 3314-9955, das 7h às 23h (recebe ligações a cobrar)
Presencial: Rua Bahia, nº 280, das 7h às 17h.
email: ouvidoria@sesau.capital.ms.gov.br ou ouvidoria@sesau.campogrande.ms.gov.br
Site: http://www.campogrande.ms.gov.br/SESAU/

Veja Também
Leilão da Feapan destaca a beleza e rudez do cavalo pantaneiro
Ação da prefeitura garante plantio de 100 árvores e distribuição de 700 mudas frutíferas
Prefeito vai ampliar curso de defesa para mulheres das 7 regiões de Campo Grande
Domingo, 24 de Setembro de 2017 - 10h19Coreia do Norte diz que sistema nuclear só será usado como "última opção" Nosso objetivo é estabelecer um equilíbrio de poder com os Estados Unidos"
Domingo, 24 de Setembro de 2017 - 09h38Mega-Sena acumula pela sexta vez seguida e deverá pagar R$ 40 milhões Não havendo acertador em qualquer faixa, o valor acumula para o concurso seguinte
Pesquisa avalia alimentação em shopping centers de Campo Grande
Fazendeiro é multado por armazenamento ilegal de madeira
Projeto facilita retirada de conteúdos da internet que induzam ao suicídio
Corumbá vai substituir nove mil lâmpadas comuns por LED
Parceria combate discriminação por orientação sexual
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento