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Da redação | Sexta, 30 de Setembro de 2016 - 17h40Ouvidoria da Agepan recebe chamadas de usuários por celularConsumidores podem ligar gratuitamente de telefone celular

(Foto: Acom Agepan)

A partir desta semana, consumidores que quiserem fazer reclamação, pedir informação ou denunciar problemas com diversos prestadores de serviços que são fiscalizados pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) podem ligar gratuitamente de telefone celular. A Ouvidoria já realizava atendimento de chamadas de telefone fixo, e agora está acessível também para ligações de telefonia móvel. O número para contato é o 0800 600 0506.

Mesmo representando custo administrativo maior, a ferramenta foi ampliada para atender a realidade dos usuários. “A Agência reguladora trabalha pelo equilíbrio na relação entre o poder concedente, as empresas e os consumidores dos serviços públicos concedidos, por isso, tivemos a preocupação de adequar a central de atendimento ao cenário atual, onde a grande maioria das pessoas utiliza muito mais o telefone celular e poucos dispõem de fixo”, diz o diretor-presidente da Agência, Youssif Domingos.

A ouvidora da Agepan, Cristiane Leite Ferreira, diz acreditar que a nova forma de atendimento vai abrir oportunidade para muitos usuários que têm dúvidas ou reclamação mas encontravam dificuldade para entrar em contato. “Nesses primeiros dias de liberação já tivemos um volume significativo de chamadas, que tende a aumentar conforme mais usuários tentarem o contato e verificarem que o atendimento está ocorrendo”, avalia.

A ouvidora lembra, no entanto, que o usuário deve sempre apresentar uma reclamação primeiro na empresa que presta o serviço. A concessionária tem a obrigação de receber essa queixa e dispõe das ferramentas para corrigir o problema mais rapidamente. Em caso de insatisfação com a solução apresentada ou de falta de atendimento, o usuário recorre à agência.

Serviços que podem ser reclamados - A Agepan atua na regulação e fiscalização de diversos serviços públicos concedidos. Podem ser feitas à Ouvidoria reclamações sobre o serviço de gás canalizado distribuído pela empresa MSGÁS; de abastecimento de água e esgotamento sanitário fornecidos pela empresa Sanesul; e de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros prestado por qualquer uma das empresas e operadores autônomos cadastrados no sistema estadual.

No serviço de energia, em função do atual cenário de contingenciamento de recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o atendimento de Ouvidoria não está descentralizado, e é feito na própria agência federal (fones 0800 727 0167 ou 167). Usuários de energia que procuram a Ouvidoria da Agepan são orientados quanto às formas de encaminhar as reclamações.

Horário - O horário de atendimento na Ouvidoria da Agepan, por telefone ou presencialmente, na Capital, é entre 7h30 e 13h30, de segunda a sexta-feira. O usuário também dispõe de e-mail para encaminhar reclamações: ouvidoria@agepan.ms.gov.br.

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