Menu
25 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner FIEMS - Mês da Industria
Dicas

Outono: aprenda a cuidar da saúde das crianças durante a estação

Verifique com o pediatra quais vacinas a criança pode tomar nesse período

10 Abr2017Da redação17h49

Outono chega, e com ele as oscilações de temperatura que afetam organismos adultos e infantis. É muito comum a ocorrência de doenças como gripes, pneumonias, sinusites e resfriados nessa época, além da potencialização de problemas alérgicos, como rinite e asma. 

Para que seus filhos atravessem esse período mais tranquilamente, reunimos algumas dicas. Confira!

Vacinas: verifique com o pediatra quais vacinas a criança pode tomar para prevenção nesse período, como a da gripe por exemplo. 

Aglomerações: sempre que possível, evite locais muito fechados, com pouca ventilação ou com aglomeração de pessoas. Em ambientes assim, a possibilidade de transmissão de doenças é bem maior. 

Roupas: nos dias mais frios, agasalhe bem a criança. Itens como bota infantil feminina ou masculina, com saltos confortáveis e que não sejam altos, tênis bem fechadinhos e sapatos que protejam os pés são os calçados mais adequados. Casacos são essenciais, e você pode combiná-los com blusas mais finas embaixo para o caso de mudanças de tempo ao longo do dia. 

Líquidos e alimentação: sucos, chás e muita água são essenciais nesse tempo, que costuma ter dias mais secos, com pouca umidade relativa. A alimentação deve ser reforçada e saudável, fortalecendo a imunidade. 

Inalação: faça uma inalação diária com soro fisiológico, o que ajuda a desobstruir as vias respiratórias e eliminar as secreções. Vale também lavar o nariz dos pequenos e pequenas com o soro. Nos bebês pequenos, o aspirador de secreção ajuda na tarefa. 

Cuidados com a casa: em casa, passe diariamente o aspirador para eliminar o pó de tapetes e do piso, evite a vassoura, pois ela levanta a poeira e pode piorar a situação em caso de crises alérgicas. Para limpar os móveis, utilize um pano levemente úmido. Bichos de pelúcia devem ser retirados do quarto. As roupas de cama devem ser trocadas duas vezes por semana. 

Médico: se a criança apresentar tosse muito carregada, febre, dificuldade para respirar, então é hora de procurar um médico. Só ele pode recomendar medicamentos que aliviem essa condição e tragam conforto para os pequeninos. 

Veja Também

Caminhoneiros aceitam acordo e greve será suspensa
AGU já conseguiu 17 liminares para desbloquear rodovias federais
Manifestantes bloqueiam Central da Petrobras
Caminhoneiros não chegam a acordo com governo
Cheia faz Município suspender aulas em escola do Paraguai Mirim
Ruas vazias e postos lotados na Capital
Com sorteio de prêmios, Festa do Sagrado Coração começa no sábado
Copa Assomasul adia jogo devido à greve dos caminhoneiros
Na Capital, combustível acabou em 20% dos postos
Audiência pública debate o reordenamento dos bairros de Dourados