Campo Grande •27 de Fevereiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Terça, 10 de Janeiro de 2017 - 16h40ONU oficializa 2017 como o ano internacional do Turismo sustentávelAtividade oferece oportunidade de subsistência e ajuda a reduzir a pobreza

(Foto: Divulgação)

A Organização Mundial do Turismo (OMT) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. A meta é ampliar a compreensão e conscientização sobre a importância do turismo na distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens. O potencial do turismo para o desenvolvimento sustentável é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos principais setores de geração de emprego do mundo. A atividade oferece oportunidade de subsistência, ajuda a reduzir a pobreza e direciona as atividades produtivas para o desenvolvimento e inclusão social.

Na adoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, o turismo foi inserido em três deles: 8º) Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; 12º) Consumo e produção sustentável e 14º) Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e fontes marinhas para o desenvolvimento sustentável.

Com esses três objetivos, o ano de 2017 será oportuno para a sensibilização de viajantes e destinos sobre a contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento econômico e social. A mobilização conjunta torna a atividade um catalisador de mudanças positivas com ações políticas, práticas de negócios e comportamento de consumo que contribuem para o desenvolvimento racional do destino.

A sustentabilidade tem como base três pilares: econômico, social e ambiental. O turismo, se bem concebido e gerido, proporciona emprego e renda em harmonia com a natureza, a cultura e a economia dos destinos. O consumo responsável dos serviços turísticos também minimiza impactos negativos ambientais e socioculturais e, ao mesmo tempo, promove benefícios econômicos para as comunidades locais e no entorno dos destinos.

Conforme o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, o turismo aliado à preservação do meio ambiente contribui diretamente para o desenvolvimento econômico-social, e este tem sido o foco do Governo do Estado no fomento do setor turístico.

O turismo é uma importante ferramenta de inserção social, da comunidade local, com grande potencial na geração de emprego e renda. “O grande desafio das políticas públicas para o turismo é fazer com que os setores público e privado compreendam o turismo como uma atividade econômica capaz de alavancar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, garante Cintra.

A discussão sobre o turismo como arranjo produtivo local e importante agente de desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul marcou importantes momentos na programação das edições do programa governamental Rota do Desenvolvimento.

O programa chegou às seis regiões do estado onde foi possível mobilizar empreendedores, instituições públicas e privadas e os mais variados segmentos. Foram oferecidas atividades, serviços, orientação e capacitação com foco no fortalecimento do setor turístico, visando principalmente a ampliação e a diversificação da oferta turística.

Sustentabilidade ambiental - Em 2015, o Ministério do Turismo apresentou o Mapa da Sustentabilidade com um guia para consultas que promove e incentiva turistas a visitarem destinos que avançam na implementação de boas práticas para a sustentabilidade do turismo. “O Ministério do Turismo está sensível a esse tema, tanto que tem apoiado importantes iniciativas no sentido de reconhecer as experiências bem-sucedidas no segmento para incentivar que o setor aposte cada vez mais no Turismo Sustentável”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

No cenário da sustentabilidade ambiental de Mato Grosso do Sul, Bonito destaca-se pelas especificidades dos seus atrativos, gestão dos seus recursos naturais e políticas de preservação. Consolidado como destino de Natureza nos segmentos de Ecoturismo e Aventura garante um grande fluxo de turistas de origem nacional e internacional, segundo o Sistema de Controle de Visitação aos Atrativos.  O município tem sua matriz socioeconômica baseada no turismo.

O Sistema de Voucher Único é um guia de entrada nos atrativos fornecido apenas pelas agências de turismo da cidade – adotado pelo município é reconhecido como modelo de organização e cuidado ambiental.

A política de preservação dos seus atrativos turísticos naturais está sustentada na capacidade de carga controlada. É, também, fundamental para a manutenção da prática do turismo responsável e da preservação dos recursos naturais existentes na região. A limitação da quantidade de visitantes por dia em cada atrativo turístico é um dos principais fatores do sucesso do turismo realizado em Bonito.

A singularidade de Bonito já garantiu inúmeras premiações como “Melhor destino de ecoturismo e aventura”, pelas práticas de turismo sustentável e pela política de preservação do meio ambiente, segundo avaliação de veículos especializados, recebeu a premiação internacional de “Melhor Destino para Turismo Responsável” durante o World Travel Market – Londres.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo é preciso contribuir para o fomento do setor enquanto atividade socioeconômica, dinâmica e competitiva que resulte na geração de emprego e distribuição de renda, na preservação do meio ambiente, na valorização das identidades culturais e no incremento do capital social.

Veja Também
Concurso de fantasias para pets movimentará centro de comprar
Três vítimas de acidente com carro alegórico no Rio permanecem internadas
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017 - 10h21Feira florestal vai movimentar mais de R$ 60 milhões Três Lagoas Florestal começa no dia 28 de março para aproximar empresários
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017 - 07h31Possibilidade temporal em todo estado Na Capital os termômetros não devem superar a marca de 30°
Colisão em rodovia deixa cinco mortos e um ferido
Carnaval de Portugal guarda origens da festa brasileira, com desfiles e animação
Carnaval: testes rápidos diagnosticam 15 casos de HIV em Salvador
Citação eletrônica de presos começa fase de testes em MS
Programa Cidade Digital está suspenso parcialmente no Carnaval
Defensoria Pública faz campanha contra abuso de crianças e adolescentes
Ótica Diniz
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento