Campo Grande •22 de Julho de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner SEGOV - Emprego

Da redação | Quinta, 16 de Fevereiro de 2017 - 16h41‘Ônibus da Saúde’ estará em Nioaque neste sábadoPrograma visa levar procedimentos oncológicos à população do interior de MS

(Foto: Divulgação)

O programa de prevenção “Ônibus da Saúde” leva atendimento oncológico até Nioaque, município distante 180 km da Capital, neste sábado (18). O ônibus, que tem como objetivo principal levar procedimentos oncológicos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso, é equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. O "Ônibus da Saúde" estará estacionado, a partir das 7h30, em frente à Praça dos Heróis, na Avenida XV de Novembro, 1474, Centro.

O programa tem como foco combater os dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o de colo de útero e o de mama, que quando diagnosticados no início, têm maiores chances de cura. A diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, explica que os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames.

“Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica Budib.

A funcionária pública Oresta Borges de Arruda, 56 anos, que é moradora de Pedro Gomes e nunca havia feito uma mamografia, destaca a facilidade de ter esse tipo de atendimento na porta da sua casa.

“Achei muito boa essa oportunidade de ter o ônibus aqui, por causa da facilidade que traz para nos beneficiários. Eu, por exemplo, nunca fiz uma mamografia e há quatro anos não faço um preventivo. Isso porque eu não posso ir até Campo Grande porque é difícil, principalmente por causa do trabalho. O ônibus vindo até aqui é muito mais fácil, porque eu faço todos os procedimentos que ele oferece, com uma equipe boa e com profissionais gabaritados”, comemora Oresta.

Viabilizador do programa, o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache.

O presidente também salienta que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame preventivo anualmente e a mamografia a cada dois anos”, pontua Ayache.

Serviço: O 'Ônibus da Saúde' estará estacionado em Nioaque, no próximo sábado (18), a partir das 7h30, em frente à Praça dos Heróis, na Avenida XV de Novembro, 1474, Centro.

Veja Também
Exposfest Car arrecadará agasalhos para doações em Dourados
Detentos reformam prédio que abrigará alunos de CEI
CCR MSVia pede mais dois dias para oficializar alterações na BR-163
Equipes procuram corpo de criança assassinada em rio
Secretário de Imprensa da Casa Branca renuncia ao cargo
Prefeitura nomeia 80 servidores do concurso público realizado em 2013
Acidente deixa mãe e filha feridas na Capital
Saúde em Dia acontece sábado, dia 22, na praça CEU
Garota envolvida em acidente fatal recebe alta médica
Contribuinte pode reparcelar débitos em até 48 vezes
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
Rec banner - Patio central
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento