Menu
21 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Cyberbullying

Oficinas vão capacitar educadores sobre uso seguro da Internet

Ciclo de oficinas “Segurança, ética e cidadania na Internet” será nesta sexta-feira

11 Mai2017Da redação16h39

Os crimes praticados pela internet, com destaque para o cyberbullying, serão tema do ciclo de oficinas “Segurança, ética e cidadania na Internet”, que acontece nesta sexta-feira (12), a partir das 8h30, no Centro de Formação da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Destinado aos profissionais da Educação, o evento é uma parceira entre o Ministério Público Federal e a Organização Não Governamental Safernet, que realiza um trabalho em todo o país, levando palestras de conscientização sobre o uso seguro da internet, especialmente entre crianças e adolescentes.

A maneira como os adolescentes vem se relacionado com o mundo virtual é preocupação constante dos educadores. Um exemplo recente foram os casos de suicídio cometidos por jovens em vários países, supostamente influenciados pelo jogo ‘Baleia Azul’, onde os mediadores exigem o cumprimento de tarefas que podem ocasionar a morte do adolescente.

A Semed chegou a distribuir, em abril, uma carta direcionada aos pais e a direção das escolas, fazendo um alerta sobre o jogo e solicitando atenção quanto ao comportamento dos alunos. Nesta semana, a secretária de Educação Ilza Mateus também participou de audiência pública na Câmara Municipal, que teve como tema o bullying.

A oficina que acontecerá na Semed é voltada a profissionais da rede de ensino pública e particular e a ideia é que após o evento, os técnicos da Divisão de Tecnologia Educacional elaborem uma capacitação para orientar os coordenadores tecnológicos das unidades escolares.

O objetivo é oferecer ferramentas aos educadores para que eles abordem o tema com os alunos, criando uma conscientização sobre o uso correto e seguro da internet. Os profissionais também serão orientados quanto a forma de identificar crimes como o bullying virtual, que é a prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos agressivos e preconceituosos.

Veja Também

Terceira agência digital do País é inaugurada
Projeto proíbe exibição de animais silvestres em zoológicos, aquários e parques
Manutenção do Parque das Nações será feita com veículo elétrico
Prefeitura abre inscrições para desfile cívico de 26 de Agosto
Arraial do Banho de São João começa nesta quinta em Corumbá
Helicóptero da PM transporta peão a Santa Casa
Campo Grande receberá próxima etapa da Copa Truck
Após reportagem, indígenas de Dourados recebem cobertores
Governo divulga nota de pesar pela morte de ex-presidente da Agepen
Trânsito CCR MSVia prossegue com obras na BR-163/MS Em caso de chuvas, as obras serão suspensas