Campo Grande •24 de Fevereiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner governo do estado - IPVA

Valdelice Bonifácio | Quinta, 24 de Agosto de 2017 - 18h00Nova lei restitui IPVA às vítimas de roubo e furtoAgora, Departamento de Trânsito terá instrumento para fazer devolução dos recursos

(Foto: Arquivo Diário Digital)

Vítimas de roubo ou furto de veículo poderão recuperar o dinheiro pago com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Lei neste sentido de número 5.042 foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A norma altera a redação do artigo 163 da Lei 1.810, de 22 de dezembro de 1997 que trata sobre o lançamento e a cobrança do Imposto.

“Debatemos o assunto com vários segmentos e o governador foi sensível ao sancionar a lei. Agora, o Detran [Departamento Nacional de Trânsito] terá um instrumento para fazer a devolução dos recursos. O contribuinte que pagou o IPVA e teve o carro roubado poderá restituir o valor de forma integral”, afirmou o deputado Renato Câmara (PMDB) autor da lei.    

O pagamento do tributo, incluindo o mês da ocorrência do roubo ou furto do automóvel, não ensejava a devolução dos valores pagos. Renato Câmara sugere que o contribuinte registre boletim de ocorrência e solicite o reembolso ao Detran. “A nova lei possibilita a devolução dos valores já pagos relativamente ao período remanescente do exercício civil posterior ao mês do furto ou roubo do bem, quando requerida pela vítima”, salientou.  

Como proceder?  Conforme a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) é necessário fazer um Boletim de Ocorrências na Policia Civil. Portando o BO, o motorista deve procurar a Unidade de arrecadação de Outros Tributos (Unaot) ou agencia fazendária e até mesmo os Postos de Atendimentos e fazer a solicitação da restituição das parcelas pagas do IPVA. Restituição para pagamento à vista ou parcelado.  Mais informações ligar para: 3316-7513 ou 7541.

(Com informações da assessoria de imprensa parlamentar)

Veja Também
Motociclista morre após colisão em carreta na Capital
Voluntários arrecadam materiais para famílias de Aquidauana
Unesco e MMA vêm a MS falar sobre Reserva da Biosfera Pantanal
Trabalhador passa mal e morre no aeroporto da Capital
Agência faz consulta sobre reajuste no transporte de passageiros
Procon descarta mais de 100 produtos irregulares em supermercado
Corumbá monitora famílias ribeirinhas no Pantanal
Obras na rodovia BR-163 podem virar alvo de CPI
Páscoa Solidária arrecada ovos para crianças carentes
Sexta, 23 de Fevereiro de 2018 - 12h27União pode suspender repasse Para milhares de municípios brasileiros estão em situação irregular
Square notícia uci
Vídeos
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento