Menu
26 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Governo do Estado - Gestão por Competência
Saúde

Nefrologista alerta sobre crescimento silencioso de doença renal

No Brasil, em 10 anos, o número de pacientes em diálise passou de 40 mil para 110 mil

15 Mar2017Da redação14h39

A epidemia da obesidade acompanha o alarmante número de casos novos de doença renal crônica. Nesta quarta-feira, 15 de março,  o médico nefrologista Alexandre Silvestre Cabral participou da sessão ordinária para alertar sobre o crescimento silencioso da doença e enfatizar a necessidade de implantação de uma política preventiva.

“A Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Comunidade Internacional de Nefrologia elegeu 9 de março como o Dia Mundial do Rim. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a doença renal crônica, que é a perda progressiva, e muitas vezes irreversível, da função dos rins, o que pode fazer o paciente necessitar de hemodiálise ou transplante para não morrer. No Brasil, em 10 anos, o número de pacientes em diálise passou de 40 mil para 110 mil. Essas pessoas que precisam de tratamento de substituição renal perde em qualidade de vida e tempo de vida. Além disso, o sofrimento se estende aos familiares”, disse.

O médico destacou ainda os efeitos com relação aos custos associados. Segundo ele, o orçamento do Ministério da Saúde tem como principal despesa os tratamentos relacionados à insuficiência renal crônica. “A população está crescendo e envelhecendo. Infelizmente, as pessoas não têm acesso aos cuidados adequados de saúde para evitar diabetes, pressão alta e doença renal. Devemos alertar a sociedade para que não haja mais morte precoce”.

Neste ano, a campanha tem como foco a obesidade, situação que pode causar ou agravar problemas renais. A Sociedade Brasileira de Nefrologia adverte para os seguintes fatores de risco: pressão alta, diabetes, idade superior a 50 anos, histórico de doenças renais na família, uso de remédios sem orientação médica, tabagismo e doenças cardiovasculares, além do sobrepeso ou da obesidade.

Veja Também

Trecho duplicado da Euler de Azevedo recebe iluminação
Sem-terra fecham rua no Centro da Capital
Isenção em concursos a quem prestou serviço eleitoral é aprovada
Aprovada destinação de 30% das multas de trânsito para a saúde
Comissão aprova bloqueio de bens de investigado por improbidade
Programa Povo das Águas atende moradores da região do Taquari
Escola da Capital é a 1ª com energia 100% solar
Festa dos Trabalhadores deve reunir 40 mil pessoas
Réu é condenado a 15 anos de reclusão por morte de advogado
Balanças de farmácia de manipulação reprovadas pelo Inmetro