Campo Grande •29 de Março de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Terça, 25 de Outubro de 2016 - 09h13Na rede municipal, serviço humanizado cativa e tira medo do dentistaIdeia é tornar humanizado o atendimento na saúde bucal tem dado resultados expressivos.

(Foto: Divulgação)

Ser recebido com carinho nas unidades de saúde acaba ajudando o paciente a ficar com menos medo da cadeira do dentista. Se rir é o melhor remédio, ser atendido com gentileza e humanidade é melhor ainda. Assim são os trabalhos dos profissionais que atuam nos centros odontológicos municipais de Campo Grande - as policlínicas - e nas unidades de saúde da família. A ideia é tornar humanizado o atendimento na saúde bucal tem dado resultados expressivos.

Esse é o caso da dona de casa, Maria de Lourdes Vieira, 45 anos, que leva o filho Gilmar de Jesus Vieira, nove anos, com Síndrome de Down. O pequeno Gilmar tinha medo de dentista e depois que que passou a fazer tratamento odontológico no Centro de Especialidade Odontológicas do bairro Silva Regina a situação mudou devido ao atendimento humanizado que o filho recebe na unidade. “Eu não tenho condições de pagar um dentista particular. Sei que meu filho dá um pouco de trabalho para os médicos, ele se movimenta muito e não consegue ficar parado na cadeira do dentista. Na unidade, ele é bem recebido e com carinho desde a entrada pelas recepcionistas até quando ao no consultório. Eu entro junto, fico sempre ao lado dele, todos são muito gentis e trabalham muito bem”, explica Maria Vieira.

Atualmente, a Prefeitura de Campo Grande disponibiliza para a população quatro CEO (Centros de Especialidades Odontológicas), além de 100 equipes de saúde da família e 99 equipes de saúde bucal distribuídas em 41 UBSF (Unidade Básica da Saúde da Família). Nessas unidades, a intenção é que o paciente se sinta como se estivesse em casa, em família. Para isso, há todo um carinho especial no atendimento feito pelos recepcionistas, enfermeiros, técnicos e dentistas nas unidades de saúde. 

Diabética e com 73 anos de idade, Josefa Arguelho Gimenez é só elogios com a forma humanizada de ser atendida na unidade. “Aqui as mocinhas são tão atenciosas e me ajudam, por exemplo, a ler as receitas, porque não consigo enxergar direito. Elas também me conduzem até o consultório do dentista. As enfermeiras são alegres e conversam e riem comigo. Eu sou atendida com muito carinho. O meu dentista conversa comigo pergunta das minhas netas. Eles já são da minha família”, comenta. 

Atendimentos

Neste ano, de janeiro até setembro foram feitos 932.03l procedimentos odontológicos básicos individuais. Já os procedimentos odontológicos especializados alcançaram a marca de 81.195. Em atividades coletivas (aplicação tópica de flúor, atividades educativas, levantamento de necessidades, escovação supervisionada) foram feitos 355.689 procedimentos.

Para quem não sabe, todas as UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Campo Grande possuem equipe de profissionais de odontologia para atender urgências e emergências. O vendedor Adalberto Pimenta das Neves Junior, 28 anos, por exemplo, tem uma história para contar de um atendimento emergencial que passou quando sofreu um acidente de motocicleta. “Perdi seis dentes. Fui socorrido pelo Samu até à UPA Coronel Antonio onde fiz todos os procedimentos médicos e lá mesmo fui atendido por dentistas que fizeram todos os primeiros atendimentos emergenciais. Fui encaminhado para fazer a prótese no CEO do Silva Regina. Lá já fiz tratamento de canal, raspagem e limpeza”. argumenta. Depois de tudo isso, Junior desistiu do plano odontológico que pagava mensalmente R$ 300,00.

O coordenador de Saúde Bucal da Sesau, David Chadid, explica que a população de Campo Grande pode ser atendida também nas unidades básicas de saúde em horários alternativos. Esse atendimento acontece desde a implantação do terceiro turno odontológico, nos mesmos moldes do que já é feito com médicos generalistas nas UBS. O serviço é oferecido das 17h às 21 horas. Há, ainda, a Cemo (Central de Manutenção Odontológica), que funciona das 18h às 6h de segunda a sexta-feira e 24 horas nos fins de semana em regime de plantão, dando suporte às 13 unidades com terceiro turno.

Centros de excelência
Ainda segundo Chadid , Campo Grande possui quatro centro de excelência em odontologia na rede pública de saúde que são as UBSF do Tiradentes, Silvia Regina, Aero Rancho e Nova Bahia. Ele explica que o atendimento é feito com hora marcada e caso haja necessidade de tratamentos mais complexos, o paciente é encaminhado para os centros odontológicos.

Para tentar diminuir o índice de adultos que precisam de prótese dentária, a Prefeitura de Campo Grande disponibiliza o Odontomóvel para atender alunos dos centros de educação infantil, com palestras e procedimentos odontológicos. O Odontomóvel é uma das várias ações da prefeitura de atendimento à saúde bucal da população. Como essa ação é voltada para crianças, os três ônibus são adaptados com gabinetes odontológicos, cada um com capacidade de atender seis pacientes ao mesmo tempo e fazer vários procedimentos como restaurações, canais (endodontia), tratamento de gengiva (periodontia). Todos os profissionais que atuam no Odontomovel são odontopediatras.

Veja Também
Motociclista fica ferido em colisão na Zahran
Prefeitura já reparou buracos em mais de 80 km de ruas de Três Lagoas
Mais de 70 bairros podem ficar sem água
Preços de ovos de Páscoa ficam muito acima da inflação no período
Concurso: Uems oferece 58 vagas para cargos de nível médio e superior
Quarta, 29 de Março de 2017 - 08h47Bob Dylan receberá Nobel de Literatura no fim de semana em Estocolmo Escolha surpreendeu, por ser a primeira vez que um cantor foi premiado
Quarta, 29 de Março de 2017 - 07h17Temperatura pode chegar a 30° Pouca possibilidade chuva em todo o estado
Reforma da 4ª Delegacia de Polícia está em fase de conclusão
Alerta: tipos de pisada têm influência na saúde
Janot entrega proposta sobre crimes de abuso de autoridade
Square Banner Sicredi
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento