Menu
19 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Campo Grande

MS sedia Consulta Pública sobre alterações na formação de condutores

Evento visa aperfeiçoar procedimentos para promover trânsito mais seguro

4 Set2017Da redação17h41

Mato Grosso do Sul foi escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para representar os estados do centro-oeste e sediar nesta segunda-feira (04.9), a Consulta Pública que está debatendo a Resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata do processo de formação e especialização de condutores no Brasil.

O evento tem como objetivo modernizar e aperfeiçoar os procedimentos a fim de promover um trânsito mais seguro. O novo texto proposto foi elaborado pela Câmara Temática de Educação, Habilitação e Formação de Condutores do Contran e trata de aspectos pedagógicos da formação, da realização dos exames, da expedição de documentos de habilitação, dos cursos de formação especializados e de reciclagem com base em teorias e práticas pedagógicas que sejam capazes de contribuir para a segurança no trânsito.

De acordo com o coordenador-geral de Educação do Denatran - Francisco Garonce, esse processo de consulta é premissa fundamental de respeito à vida no trânsito. “Estamos realizando as consultas públicas em todas as regiões do país, colhendo propostas fundamentadas em teorias e práticas pedagógicas, no qual os condutores tenham condições de receber a devida formação”, ressalta Garonce.

O principal ponto da Consulta é que a população colabore com sugestões para tornar o trânsito mais seguro. Dados do Ministério das Cidades, apontam que o Brasil convive hoje com quase 40 mil mortos no trânsito e o Ipea contabilizou que o Governo Federal gaste mais de R$ 50 bilhões com acidentes, desde perdas materiais ao pagamento da previdência.

Para o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) Roberto Hashioka, a Consulta é a oportunidade que a sociedade tem para contribuir na qualificação do processo. “Formar bons condutores, não só com capacidade técnica para dirigir o veículo, mas, principalmente, que obedeçam às regras e tenham consciência sobre suas responsabilidades para um trânsito mais seguro, é essencial para a redução do número de acidentes e das mortes no trânsito”, afirma Hashioka.

Além de Manaus, Recife e Mato Grosso do Sul, os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, também sediarão a Consulta Pública nos dias 06 e 12 de setembro respectivamente.

Veja Também

Clima Manhãs frias e tardes quentes Dias devem permanecer com temperatura em elevação
Sitiante é autuado por manter macaco-prego em cativeiro
Anvisa suspende venda de fraldas Huggies Turma da Mônica
Colisão frontal mata duas pessoas em rodovia
Simted rejeita proposta feita pela prefeitura de Corumbá
Governo do Estado promove 113 PMs a sargento
Campanha do Agasalho do Judiciário é prorrogada até o dia 10 de julho
Castração de gatos no CCZ deverá ser agendada presencialmente
Empresário sugere proibição de fogos de artifício com ruído
Deficientes poderão ser isentos de taxa de inscrição em concursos