Menu
20 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Saúde Pública

MS registra mais de mil casos de Zika em 2016

Com aproximação do verão, chances de uma nova epidemia são grandes

29 Dez2016Da redação17h29

Mato Grosso do Sul registrou mais de mil e 500 casos de Zika em 2016, de acordo com o Ministério da Saúde. Em todo o Centro-Oeste foram notificados mais de 30 mil. Em todo o Brasil foram mais de 210 mil casos suspeitos de Zika. Com a aproximação do verão, com altas temperaturas e grande quantidade de chuvas, as chances de uma nova epidemia são grandes, já que as condições são perfeitas para a reprodução do mosquito.

“Nós temos todas as condições para uma nova epidemia. Nós temos bastante mosquitos, bastante depósito com água, tem chovido muito na regiãoo. Temos a circulação dos vírus, as notificações já voltaram a crescer. Então temos condições de termos epidemias de Dengue, Zika e chikungunya”, diz o coordenador de controle de vetores no estado, Mauro Lúcio Rosário.

Vale lembrar que o mesmo mosquito também transmite Dengue e Chikungunya. Em 2016, o número de notificações de Dengue no Mato Grosso do Sul foram de quase 41 mil casos. E as notificações de Chikungunya mais de 200.

O ministério da Saúde orienta a população a dedicar dez minutos semanais com uma vistoria em casa. O objetivo é encontrar e eliminar os possíveis focos do mosquito. O método é o mais eficiente para a prevenção das três doenças. Ainda de acordo o ministério, a maioria dos focos do mosquito encontrados na região centro oeste estão nos lixos.

(Fonte: Agência do Rádio)

Veja Também

Internos concluem curso de Corte e Costura no interior
Governo Federal reconhece estado de emergência em 184 cidades
Ex-servidores do HU viram réus por desvio de dinheiro
Nova procuradora toma posse no MPT-MS
Mortos em acidente na BR são identificados
Falha em ônibus atingido por trem está sendo investigada
Projeto proíbe cobrança para religação de água e luz em caso de corte
TCU investigará se cobrança de bagagem barateou passagens aéreas
Ministério condena assédio de brasileiros a mulher na Rússia
Seminário discutirá correção monetária dos valores das modalidades licitatórias