Menu
23 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super banner TCE - Campanha Ouvidoria
Segurança Pública

MPE recomenda que Guarda Municipal use uniforme diferente da PM

Corporações usam uniformes da mesma cor, o que dificulta a diferenciação, alega MPE

11 Mai201515h39

O promotor de Justiça João Meneghini Girelli recomendou que a prefeitura de Campo Grande tome providências para que o uniforme da Guarda Municipal seja distinto daquele usado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Hoje, ambas corporações utilizam uniforme de cor azul escuro. Conforme o MPE, existe um procedimento preparatório instaurado na 29ª Promotoria de Justiça de Campo Grande com a finalidade de apurar o uso de uniformes que possam ser confundidos com os da PM.

Na recomendação,  o promotor menciona que o MP já recebeu denúncia de que uma vítima de agressão por agentes estatais não soube precisar a instituição à qual pertenciam os agressores. Para o promotor, os dois uniformes atualmente só se diferenciam pelos brasões e bandeiras que, segundo ele, não são itens visíveis e ainda são desconhecidos de grande parte da população.

Em resposta à Rede MS Record, a prefeitura explicou que a Secretaria Municipal de Segurança Pública não foi notificada formalmente pelo Ministério Público sobre a recomendação da troca dos uniformes. É esclarecido ainda que desde outubro do ano passado a prefeitura de Campo Grande já está realizando estudos no intuito de dotar a Guarda Civil Municipal de uma nova identidade visual.

Além da cor dos uniformes, o MPE apura ainda a atuação da Guarda Municipal. A promotoria dos Direitos Humanos apura eventuais abusos cometidos por guardas, especialmente no que diz respeito à população de rua da Capital.

Veja Também