Menu
22 de setembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Segov- Campanha Semana Nacional do Trânsito
Saúde Pública

MPE apura falta de ambulâncias do Samu

Samu tem 13 viaturas habilitadas, sete estão funcionando e as demais em manutenção, diz Sesau

13 Jul2018Valdelice Bonifácio, com TV MS Record16h51

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para apurar os motivos de as viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, estarem paradas por falta de manutenção quando deveriam estar circulando para atender a população de Campo Grande. O procedimento foi aberto pela 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública e está sob o comando da promotora Filomena Depólito Fluminhan.

“Queremos apurar se a quantidade de viaturas é o suficiente para a Capital e se estão em boas condições para funcionar, tudo pensando na população”, afirma a promotora que não quis mencionar prazos para o procedimento investigativo.

Na tarde desta quinta-feira, a reportagem do Diário Digital percorreu oficinas de Campo Grande onde avistou ambulâncias recebendo manutenção. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o Samu Campo Grande tem 13 viaturas habilitadas, sendo que neste momento, sete estão funcionando e as demais passando por consertos. “Estas viaturas paradas estão nas oficinas para conserto e devem ser reinseridas à frota nos próximos dias, pois os ajustes mecânicos são complexos”, disse a secretaria.

Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura de Campo Grande tem trabalhado para que toda a frota esteja operante o mais rápido possível. O Poder Público afirma estar contando ainda com a sensibilidade do Ministério da Saúde, para a substituição de outras 10 viaturas.

A frota do SAMU Campo Grade é 1ª no ranking nacional de atendimento a cada 100 mil habitantes, conforme o Município. “Este levantamento leva em consideração todas as capitais do país. Cada ambulância circula 55 mil Kms por mês, distância essa que compromete a frota, exigindo que sejam realizadas diversas manutenções”, alega.

(Colaborou: Naira Pache, da TV MS Record)

Veja Também

Prefeitura oferece capacitação para professores em programa social
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
I Acampa Dourados recebe inscrições até o dia 28
Servidores do TJMS conquistam licença maternidade para adoção ou guarda
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Projeto garante atendimento especializado a aluno com transtornos
Perda de medicamentos é investigada em sindicância
TRF3 condena União, governo e prefeitura a custearem cirurgia
Cavalo na pista pode ter provocado acidente fatal