Menu
15 de novembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Pátio Central - Natal
Saúde Pública

MPE apura falta de ambulâncias do Samu

Samu tem 13 viaturas habilitadas, sete estão funcionando e as demais em manutenção, diz Sesau

13 Jul2018Valdelice Bonifácio, com TV MS Record16h51

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para apurar os motivos de as viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, estarem paradas por falta de manutenção quando deveriam estar circulando para atender a população de Campo Grande. O procedimento foi aberto pela 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública e está sob o comando da promotora Filomena Depólito Fluminhan.

“Queremos apurar se a quantidade de viaturas é o suficiente para a Capital e se estão em boas condições para funcionar, tudo pensando na população”, afirma a promotora que não quis mencionar prazos para o procedimento investigativo.

Na tarde desta quinta-feira, a reportagem do Diário Digital percorreu oficinas de Campo Grande onde avistou ambulâncias recebendo manutenção. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o Samu Campo Grande tem 13 viaturas habilitadas, sendo que neste momento, sete estão funcionando e as demais passando por consertos. “Estas viaturas paradas estão nas oficinas para conserto e devem ser reinseridas à frota nos próximos dias, pois os ajustes mecânicos são complexos”, disse a secretaria.

Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura de Campo Grande tem trabalhado para que toda a frota esteja operante o mais rápido possível. O Poder Público afirma estar contando ainda com a sensibilidade do Ministério da Saúde, para a substituição de outras 10 viaturas.

A frota do SAMU Campo Grade é 1ª no ranking nacional de atendimento a cada 100 mil habitantes, conforme o Município. “Este levantamento leva em consideração todas as capitais do país. Cada ambulância circula 55 mil Kms por mês, distância essa que compromete a frota, exigindo que sejam realizadas diversas manutenções”, alega.

(Colaborou: Naira Pache, da TV MS Record)

Veja Também

MS é finalista em prêmio de Turismo
Guru indiano realiza palestras e retiro urbano
Aumenta possibilidade chuva
Projeto de servidoras é premiado em evento sobre violência no trabalho
Porque médicos dos EUA estão postando fotos ensanguentados?
Vereador de Eldorado morre em acidente na BR-163
Agentes se capacitam em intervenção e escolta prisional de alto risco
Ônibus Saladão estará na Praça do Peixe neste feriado
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
Segunda turma de doulas conclui curso de formação no HU-UFGD