Menu
22 de julho de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega banner  Segov - Campanha Confiança
Meio Ambiente

Movimentos brasileiros pela sustentabilidade

Apenas recentemente se começou a sentir a mesma preocupação junto das grandes corporações e marcas

19 Jun2019Da redação17h39

A sustentabilidade do nosso mundo é uma grande preocupação do século XXI. A consciência do impacto da ação humana sobre o planeta levantou diversas questões, não só relativamente ao próprio estado da Natureza (com o degelo dos glaciares ou a extinção de espécies animais e vegetais) mas quanto à própria capacidade de sobrevivência humana face aos danos causados na Terra.

Evidentemente, todas estas questões geraram uma onda ambientalista internacional, que se manifesta em ações de ordem individual, política e organizacional.

Vários países têm assinado acordos, desenvolvido e aplicado estratégias de sustentabilidade e criando verdadeiras linhas de sensibilização com recurso aos meios de comunicação tradicionais e também à mídia digital.

Embora muitas organizações e pessoas se tenham mobilizado no sentido da criação de um mundo mais sustentável, a verdade é que apenas recentemente se começou a sentir a mesma preocupação junto das grandes corporações e marcas.

Hoje, olharemos para o exemplo brasileiro, tentando compreender como o Brasil está a trilhar este caminho rumo a um mundo mais sustentável.

A ação brasileira pela sustentabilidade - O Brasil tem seguido o exemplo do mundo no que diz respeito à busca por um planeta mais sustentável. Esta mudança de mentalidades está bem presente na forma como as suas indústrias começam a explorar novas fórmulas para a gestão da atividade, no sentido de aumentar a reciclagem de produtos e resíduos, de reaproveitar os seus recursos e de reduzir o consumo de determinados materiais poluentes.

A aplicação de novos processos industriais para salvaguardar o ambiente vai além destes conceitos. Hoje, a aplicação do conceito de desperdício zero nas lojas e nos mercados brasileiros começa, também a ser uma realidade.

Esta noção aponta claramente para a redução, a reutilização e a reciclagem… mas vai mais longe, passando também por uma análise das necessidades, uma recusa dos bens desnecessários e até pela compostagem dos produtos naturais.

Além da variante industrial, corporativa e comercial, as próprias estruturas mediáticas brasileiras têm tido um papel na denúncia de situações nocivas para o meio ambiente, alertando para a necessidade de alteração de rotinas com potencial danoso para o planeta.

Adotando fortemente o conceito de sustentabilidade, o Brasil tem procurado, de forma clara e assertiva, juntar-se ao movimento internacional pela melhoria das condições sociais e ambientais.

Sustentabilidade: o que pode ser feito a nível individual - A pressão mediática por um mundo mais sustentável tem sido muito importante para gerar, na população brasileira, uma maior consciência quanto ao impacto humano no meio ambiente.

Esta consciência tem feito com que vários hábitos dos brasileiros se alterassem, tanto ao nível do consumo como da vivência quotidiana.

O número de veganos e vegetarianos tem tendido a aumentar no Brasil, bem como a procura por produtos (como cosméticos, por exemplo), que não sejam testados em animais nem tenham compostos de origem animal.

Além disso, a reutilização de produtos e a reciclagem dos plásticos, vidros e papel é também uma realidade cada vez mais comum nas vidas das famílias do Brasil.

Ainda que possa parecer algo redutor, a verdade é que estas pequenas mudanças individuais podem, a longo prazo, ser fulcrais para a sustentabilidade.

Veja Também