Menu
19 de novembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Pátio Central - Natal
Ressocialização

Mostra exibe trabalho de detentos em Dourados

Brinquedos feitos por presos da PED integrarão nova brinquedoteca

8 Nov2018Da redação18h16

Aberta ao público, a I Mostra Cultural do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados (CEEJA), em Dourados, exibe os trabalhos escolares dos alunos, inclusive dos internos da Penitenciária Estadual de Dourados (PED). Com as peças confeccionadas pelos detentos foi possível realizar a doação de uma brinquedoteca, que contribuirá na diversão e aprendizado de crianças.

O evento é desenvolvido através da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio do  CEEJA, que coordena os trabalhos e é responsável pelo ensino regular dentro da unidade penal. A mostra prosseguirá até sexta-feira (9.11), na sede da instituição.

O intuito da iniciativa é levar os alunos a uma reflexão de valores evidenciados nas trajetórias de vida tanto de pessoas conhecidas como um cientista, autor, teórico, entre outros.

A escola contemplada com a nova brinquedoteca com jogos pedagógicos é a EE Vereador Moacir Djalma Barros e a entrega do termo de doação foi realizada pelo diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, juntamente com o diretor da PED, Manoel Machado e a diretora do CEEJA, Rose Betoni, para a diretora da escola, Estela Maris Kolinski.

Segundo a coordenadora pedagógica, Elisângela dos Santos Barros, os trabalhos foram realizados pelos alunos entre os meses de agosto a outubro. “Todos estavam bem empenhados nas atividades em sala de aula e a proposta de fazer algo diferente e que possa contribuir com a população foi realmente deles”, conclui Elisângela que coordena diretamente o ensino regular da PED.

Realizado pela primeira vez, o evento tem como objetivo expor à sociedade o trabalho desenvolvido com os reeducandos e adolescentes sob medida socioeducativa das Unidades Educacionais de Internação (Uneis) locais, além da participação dos alunos da sede do CEEJA.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou a importância de ações como essas que oportunizam trabalho às pessoas privadas de liberdade. “É preciso valorizar essa mão de obra prisional, e principalmente em  benefício da sociedade, pois isso se torna uma ferramenta essencial no resgate de valores e mudanças comportamentais”, ressalta o dirigente.

Durante a abertura, na terça-feira (6.11) à noite, foram realizadas apresentações culturais, como o coral dos professores, capoeira, rapp desenvolvido por alunos, leitura da carta de um interno que descreve o período de confecção de um navio pirata.

Para o diretor da PED, Manoel Machado da Silva, a realização do evento serve para demonstrar à população que apesar dessas pessoas estarem em situação de prisão, elas são capazes de fazer algo bom para a sociedade. “Nosso papel é possibilitar uma segunda chance e não simplesmente apontar os erros”, afirma.

Atualmente, em torno de 200 internos estão matriculados no ensino regular dentro da unidade penal e para a Mostra Cultural foram realizados trabalhos de diferentes disciplinas durante o ano letivo como pinturas, artes plásticas, maquetes, artesanato, fotografia e literatura; além disso, durante toda a mostra terão gincanas, tenda da ciência, apresentações musicais, teatro e dança.

A abertura contou com a presença de diversas autoridades locais, dentre eles, o coordenador Regional de Educação de Dourados, Antônio Marcos Lescano; o coordenador do escritório Regional da Governadoria, Valdenir Machado; o juiz da Infância e Juventude de Dourados, Zaloar Murat Martins; a promotora de justiça, Fabrícia Barbosa Lima; o diretor-geral do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – campus Dourados, Carlos Vinícius da Silva Figueiredo; a assessora jurídica Priscila Silva Zandoná -representando o promotor de justiça Juliano Albuquerque; além de familiares dos internos e demais membros da comunidade.

O evento é aberto à população e acontece na sede do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados (CEEJA), em Dourados, localizado na rua Francisco Feitosa Sobreira, 1.525 Jardim Água Boa.

Veja Também

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula
MP aciona Justiça para que loteamento tenha estrutura adequada
Pessoas que lutam contra o racismo receberão comenda na ALMS
Medida Provisória redistribui arrecadação de loterias no Brasil
Região sul do Estado terá queda de temperatura
Associação Médica critica 'retaliação' cubana ao Mais Médicos
EUA elogiam postura de Bolsonaro na questão do Mais Médicos
Laboratório de Zoologia adquire réplicas de espécies pré-históricas
Simpósio vai reunir 17 renomados profissionais da Saúde
Tribunal decreta luto pela morte de desembargador