Campo Grande •17 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner FM Cidade

Elaine Silva, especial para o DD | Quarta, 11 de Outubro de 2017 - 08h09Moradores acompanham a evolução de MSMato Grosso do Sul chega aos 40 anos da assinatura da Lei da divisão que determinou a sua criação

(Foto: Divulgação)

"Naquela época, tiveram pessoas que queriam a divisão e outras não, foi uma coisa de certa forma bem entrosada e quando percebemos já estava assinada”, conta o aposentado Joaquim da Silva Teles, 74 anos, morou e acompanha a história do Estado até hoje (11), data que comemora 40 anos de divisão. 

Segundo o historiador e pesquisado Sérgio Cruz, Pedro Celestino Correia da Costa, foi uma das famílias que lutou contra da divisão do Estado. “A família Correia da Costa é da cidade de Corumbá, sendo uma oligarquia que tinha aqui. Eles chegaram juntos com outras famílias em política de colonização e lutaram durante muito tempo contra a divisão do Estado”, relata Sérgio.
 
A divisão aconteceu em 11 de outubro de 1977 e de lá para cá, vem mostrando grandes mudanças. "Mudou muita coisa, naquela época não tinha esse movimento que tem agora, por exemplo, o final da cidade era o obelisco, do monumento para lá era só mato. Antigamente para conseguir um emprego era mais prático e não precisávamos de tanta formação", relata Joaquim.

"Antes aqui era só mato, na rua Maracaju havia tem um córrego que ainda existe, só que estava coberto pelo asfalto. Aqui as coisas eram diferentes, mas depois da divisão só melhorou cada vez mais", afirma Joaquim. 

Mas como história tem controversas, para a microempresária Clarice Francisca, 61 anos, nada mudou. "Não mudou nada, está cada vez pior. A cidade cresceu e evoluiu só que antes a situação era melhor para se viver, hoje está mais difícil", afirma Clarice. 

Identidade -  Todas as diferenças, não impediram Mato Grosso do Sul chegar aos 40 anos da assinatura da Lei da divisão que determinou a sua criação, mas com muitos desafios, pois ainda é confundido com Mato Grosso. Em outros pontos do Brasil não são poucas as pessoas que ainda acham que é tudo a mesma coisa. Até mesmo autoridades e celebridades ainda confundem e passam constrangimento quando aqui chegam e são corrigidos ao usar o nome errado.

Veja Também
Terça, 17 de Outubro de 2017 - 07h18Chuva e calor na terça-feira O dia amanheceu com fortes ventos na maioria dos municípios do estado
Incêndio pode ter sido causado por raio
Prefeitura instala lâmpadas de led em linhas de ônibus
MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies
Sicredi Centro-Sul MS faz doação a Rede Feminina de Combate ao Câncer
Giro das Profissões reunirá mais de mil alunos do ensino médio nesta terça-feira
Prefeitura convoca 11 médicos plantonistas para UPA´s e CRSS
Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 12h10Saiba onde a CCR MSVia implanta pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuvas as obras poderão ser suspensas, retornando tão logo elas cessem
Cemitérios começam a passar por limpeza
Agentes penitenciários paralisam 90% dos serviços
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento