Menu
18 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super Banner Campo Grande Expo
MS 40 anos

Moradores acompanham a evolução de MS

Mato Grosso do Sul chega aos 40 anos da assinatura da Lei da divisão que determinou a sua criação

11 Out2017Elaine Silva, especial para o DD08h09

"Naquela época, tiveram pessoas que queriam a divisão e outras não, foi uma coisa de certa forma bem entrosada e quando percebemos já estava assinada”, conta o aposentado Joaquim da Silva Teles, 74 anos, morou e acompanha a história do Estado até hoje (11), data que comemora 40 anos de divisão. 

Segundo o historiador e pesquisado Sérgio Cruz, Pedro Celestino Correia da Costa, foi uma das famílias que lutou contra da divisão do Estado. “A família Correia da Costa é da cidade de Corumbá, sendo uma oligarquia que tinha aqui. Eles chegaram juntos com outras famílias em política de colonização e lutaram durante muito tempo contra a divisão do Estado”, relata Sérgio.
 
A divisão aconteceu em 11 de outubro de 1977 e de lá para cá, vem mostrando grandes mudanças. "Mudou muita coisa, naquela época não tinha esse movimento que tem agora, por exemplo, o final da cidade era o obelisco, do monumento para lá era só mato. Antigamente para conseguir um emprego era mais prático e não precisávamos de tanta formação", relata Joaquim.

"Antes aqui era só mato, na rua Maracaju havia tem um córrego que ainda existe, só que estava coberto pelo asfalto. Aqui as coisas eram diferentes, mas depois da divisão só melhorou cada vez mais", afirma Joaquim. 

Mas como história tem controversas, para a microempresária Clarice Francisca, 61 anos, nada mudou. "Não mudou nada, está cada vez pior. A cidade cresceu e evoluiu só que antes a situação era melhor para se viver, hoje está mais difícil", afirma Clarice. 

Identidade -  Todas as diferenças, não impediram Mato Grosso do Sul chegar aos 40 anos da assinatura da Lei da divisão que determinou a sua criação, mas com muitos desafios, pois ainda é confundido com Mato Grosso. Em outros pontos do Brasil não são poucas as pessoas que ainda acham que é tudo a mesma coisa. Até mesmo autoridades e celebridades ainda confundem e passam constrangimento quando aqui chegam e são corrigidos ao usar o nome errado.

Veja Também