Campo Grande •22 de Fevereiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Águas Guariroba - Campanha Águas Faz Mais

Da redação | Sábado, 15 de Abril de 2017 - 14h45Ministério da Saúde destina R$125,2 milhões para reabilitação de crianças com microcefaliaEm 2016 foram notificados mais de três mil e quinhentos casos suspeitos da doença

O Ministério da Saúde vai investir mais de 135 milhões de reais para custear 52 novos centros de reabilitação, com foco no atendimento de crianças com microcefalia. Atualmente, existem 187 em todo país. O recurso também vai ser usado para a implantação de 51 novas equipes para o Núcleo de Apoio de Saúde da Família, que contam com profissionais de fisioterapia, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

A microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são menores do que outras do mesmo sexo e idade. No ano passado, foram notificados mais de três mil e quinhentos casos suspeitos da doença, identificados em 720 municípios de vinte e um estados do país.

De acordo com o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz, que é um dano gravíssimo, pois o cérebro não consegue se desenvolver “Em geral é um dano gravíssimo para o recém-nascido, porque ele nasce com o cérebro atrofiado, o cérebro não consegue se desenvolver e, obviamente, uma criança que tem o cérebro atrofiado vai ter todas as dificuldades no desenvolvimento do caminhar, de aprender, de falar, de se alimentar... Então é uma doença bastante grave e toda a mulher que esteja grávida, que desenvolve uma doença febril, acompanhada ou não de manchas no corpo, deve procurar o médico, porque em especial, para elas, o governo disponibilizou testes para que se possa fazer o diagnóstico da infecção por Zika.”

 Até março deste ano, foram confirmados 2.542 casos de microcefalia em todo o país. Para mais informações sobre Dengue, Zika e Chikungunya, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Veja Também
Audiência Pública no dia 16 vai discutir problemas nas obras da BR-163
PMA de Bonito resgata 25 ribeirinhos durante trabalhos
Ação em Três Lagoas contará com diversos serviços
STJ vai soltar Wesley Batista e mantém Joesley preso
Por conta da chuva, JBS solta 406 bois e abate quatro animais
Procon Estadual fiscaliza feira em centro de exposições na Capital
Grandes nomes do empreendedorismo feminino virão à Capital
Trote na UFMS tem solidariedade e doação de cabelo
Cheia do Aquidauana se equipara à de 2011, maior registrada
Advogados fundam Instituto de Direito Administrativo em MS
Square notícia uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento