Campo Grande •23 de Maio de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Mariel Coelho, em colaboração ao Diário Digital | Quinta, 16 de Março de 2017 - 15h00Mulheres buscam aulas de autodefesa na CapitalTreino de defesa pessoal é objetivo com uso de bloqueios, retenções e alavancas

  
O professor de artes marciais Helio Arakaki (Foto: Marco Miatelo)
  • O professor de artes marciais Helio Arakaki
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)

Defesa pessoal, ou autodefesa é um conjunto de métodos que têm como finalidade neutralizar um ataque pessoal. A técnica tem origem nas artes marciais e foi adaptada para que as mulheres pudessem defender-se de situações de perigo.

O professor de artes marciais Helio Arakaki conta que começou a dar aulas de defesa pessoal após assistir uma palestra sobre casos de agressões contra as mulheres como violência doméstica e até estupros. A partir disso, ele começou a pensar em treinamentos de defesa pessoal, mas que fossem  acessíveis a todas as mulheres independentemente da idade.

A defesa pessoal é bem objetiva. A pessoa utiliza principalmente bloqueios, retenções e alavancas para dominar o adversário o mais rapidamente possível, e com isso criar oportunidade para se afastar do perigo.

Arakaki diz que uma de suas alunas sofreu dois assaltos no mesmo lugar em apenas um mês. Traumatizada, ela tinha medo até de sair de casa. “Aí ela participou de dos treinos e conseguiu recuperar a sua autoconfiança”, diz o professor.

Já Maria Auxiliadora que é aluna de Helio há 8 anos, praticando o Karate, diz que começou no esporte quando levava os netos para as aulas. Ela gostou e perguntou se poderia fazer pelo menos a primeira parte da aula, que é apenas o alongamento. Arakaki disse que ela poderia não só fazer a primeira parte, mas como também a aula inteira.

 “Como já tenho certa idade senti a necessidade de fazer alguma coisa, e o karate me ajudou muito. Como dentro das aulas tem alguns movimentos da defesa pessoal, aprendo a me defender, isso é muito necessário no mundo em que vivemos. Os treinos te ensinam como manter a calma, te ensinam técnicas de respiração, além de ajudar na autoestima”, conta Maria, acrescentando que "não importa sua idade é bom aprender a se defender."

Serviço - A academia do professor Helio Arakaki fica na 14 de julho, 635, em frente à agência do banco Bradesco, na Vila Glória. 

Veja Também
Universidade auxilia microempreendedores na Declaração de Faturamento
Três Lagoas planta Crotalária para combater mosquito Aedes Aegypti
Trump vê oportunidade para paz definitiva entre Israel e Palestina
Polícia Militar forma 171 novos sargentos nesta terça-feira
Corumbá: começa recadastramento previdenciário do Funprev
Policlínica Infantil de Dourados será inaugurada na quarta-feira
Cadeira de rodas ocuparão estacionamento para reivindicar direitos
Nova unidade de saúde atenderá cinco mil em seis bairros da Capital
Seleção de voluntários dos bombeiros será concluída nesta semana
Juiz tentará conciliação entre CCR MSVia e ANTT
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento