Campo Grande •21 de Fevereiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Banner Governo do Estado - Campanha IPVA

Da Agência Brasil | Segunda, 9 de Janeiro de 2017 - 10h33Mercado financeiro prevê inflação de 4,81% para 2017Na semana passada, a previsão para o IPCA era 4,87%

O mercado financeiro espera que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 4,81% este ano. A projeção está no boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) feita com instituições financeiras e divulgada sempre às segundas-feiras. Na semana passada, a previsão para o IPCA era 4,87%.

A expectativa é de que a inflação de 2017 se situe bem abaixo da projetada para 2016, cuja estimativa passou de 6,38% para 6,35%, entre a primeira semana de janeiro e esta semana.

Para a Selic, taxa básica de juros da economia, a previsão do mercado foi mantida em 10,25% ao ano. As instituições financeiras, portanto, apostam na continuidade da trajetória de redução dos juros.

Diante da recessão econômica e da melhora na inflação, o BC tem sinalizado que pode intensificar o corte da taxa básica. Nas duas últimas decisões, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC cortou a Selic em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano. A próxima reunião do Copom começa amanhã (10) e a decisão em relação à Selic será anunciada na terça (11).

A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano permanece em 0,50%.

Veja Também
Prefeitura solicitará ampliação de sinal de internet em Anhanduí
Febre amarela leva União a reconhecer emergência de cinco cidades
Em Dourados, prefeitura asfalta ruas em parceria com moradores
Faculdade amplia o atendimento gratuito a cadeirantes
MPF denuncia Telexfree por sonegação de quase R$ 90 milhões
Campanha para doação de sangue continua até o final de fevereiro
Caso lava jato: família retorna a hospital para agradecer equipe médica
Defensoria pode acionar Justiça por vagas em Ceinf´s
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 13h09BR-163/MS: CCR MSVia divulga locais em obras Todos os locais estão sinalizados
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 12h52Repatriação, indicação para STF e disputa nas comissões marcam semana no Senado Há ainda a expectativa de que nesta semana sejam finalmente instaladas as comissões permanentes do Senado
square noticias uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
DothNews
Rec banner - cirurgia.net
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento