Campo Grande •23 de Janeiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da Agência Brasil | Segunda, 9 de Janeiro de 2017 - 10h33Mercado financeiro prevê inflação de 4,81% para 2017Na semana passada, a previsão para o IPCA era 4,87%

O mercado financeiro espera que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 4,81% este ano. A projeção está no boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) feita com instituições financeiras e divulgada sempre às segundas-feiras. Na semana passada, a previsão para o IPCA era 4,87%.

A expectativa é de que a inflação de 2017 se situe bem abaixo da projetada para 2016, cuja estimativa passou de 6,38% para 6,35%, entre a primeira semana de janeiro e esta semana.

Para a Selic, taxa básica de juros da economia, a previsão do mercado foi mantida em 10,25% ao ano. As instituições financeiras, portanto, apostam na continuidade da trajetória de redução dos juros.

Diante da recessão econômica e da melhora na inflação, o BC tem sinalizado que pode intensificar o corte da taxa básica. Nas duas últimas decisões, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC cortou a Selic em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano. A próxima reunião do Copom começa amanhã (10) e a decisão em relação à Selic será anunciada na terça (11).

A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano permanece em 0,50%.

Veja Também
Domingo, 22 de Janeiro de 2017 - 17h19Com 33 artigos alterados em 2016, Código Brasileiro de Trânsito completa 19 anos Adequação mais recente foi em 1° de novembro do ano passado
Domingo, 22 de Janeiro de 2017 - 17h00Obesidade em adolescentes pode ser causada por falhas de mastigação, diz estudo Tendência entre os voluntários foi engolir pedaços grandes de comida usando os líquidos para facilitar o processo
Domingo, 22 de Janeiro de 2017 - 16h33Associação Comercial promove palestra ‘Vencendo a crise’ Vagas são limitadas e convites custam 3kg de alimentos não perecíveis
Playground de praça é interditado para desinfecção da areia
Ação contra lei da Quinta Gospel será analisada na quarta-feira
Donald Trump chama jornalistas de
Para OAB, Cármen Lúcia pode homologar delações da Odebrecht
Corpo de Bombeiros alerta população sobre cuidados com abelhas
Prolongamento da Avenida Marcelino Pires passa por limpeza
Menina de 2 anos morre baleada na zona norte do Rio
square noticias uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento