Campo Grande •22 de Setembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Governo -  MS Desenvolve

Da redação | Sexta, 8 de Setembro de 2017 - 15h36Médico alerta para necessidade maior de água em tempo secoÁgua é o fluído essencial para que as células realizem as milhares de funções

(Foto: Divulgação)

Com o tempo seco e temperaturas que oscilam entre períodos quentes e frios o corpo acaba sofrendo por conta da perda de água, um elemento muito importante para o bom funcionamento do organismo, por isso, tudo aquilo que foi gasto precisa ser reposto. Com isso, o clínico e cardiologista da Santa Casa de Campo Grande, Dr. Luiz Alberto Ovando, alerta para a importância de grande ingestão de água nos dias seco.

O Dr. explica que a água é o fluído essencial para que as células realizem as milhares de funções necessárias para a sobrevivência humana. É o principal líquido que transporta as substâncias pelo corpo, é imprescindível no funcionamento dos rins, regulação da temperatura corporal, entre tantas outras funções.

“Se por algum motivo as pessoas deixarem de ingerir água ou ir gastando ela excessivamente, o organismo acaba reduzindo a capacidade de ser nutrido da forma como deveria, além disto, faz com que as células não produzam a energia necessária para continuar em funcionamento e nossa vida nada mais é do que uma geração de energia. Por isso, é preciso repor esta carência, mantendo-se hidratado”, afirma.

A falta de energia devido à pouca ingestão de água também causa a vulnerabilidade na parede celular, fazendo com que seja invadida por elementos indesejáveis, como o sódio por exemplo. “Por isso é preciso manter um equilíbrio e a plenitude e isso é dado pela água. O grande problema de perda de líquido é que o sangue fica mais viscoso (grosso), o que exigirá mais pressão para movê-lo pelo corpo”.

O sangue viscoso em pacientes com a parede arterial alterada, como no caso dos idosos, possui tendência a entupir e o entupimento causa grandes danos a saúde. No cérebro causa o AVC (Acidente Vascular Cerebral), no coração ocasiona o infarto, e se for no rim, causa a insuficiência renal. “É preciso ficar muito atento com a questão de hidratação nos dias mais quentes, durante as atividades físicas e também na exposição ao sol”, finaliza o médico.

Veja Também
Cassems cadastra 200 colaboradores como doadores de Medula Óssea
'Paz no trânsito', pede vereador atropelado na Capital
Joesley e Wesley Batista são indiciados pela PF por suspeita de crime financeiro
No dia do Cão Idoso, universidade oferece serviços gratuitos em shopping
Vizinhos apagam fogo em residência na Capital
Vandalizadas, capivaras deixarão pontos turísticos
Ações arrecadam brinquedos para crianças carentes
Sicredi Centro-Sul MS irá sortear 26 viagens para associados
Agentes penitenciários se aperfeiçoam em técnicas de imobilização
Alvorada e Rede MS distribuem mudas nativas na Praça Ary Coelho
Square Noticias UCDB
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento