Menu
22 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner ALMS - AUDIÊNCIA PÚBLICA
Vida

Médico alerta para necessidade maior de água em tempo seco

Água é o fluído essencial para que as células realizem as milhares de funções

8 Set2017Da redação15h36

Com o tempo seco e temperaturas que oscilam entre períodos quentes e frios o corpo acaba sofrendo por conta da perda de água, um elemento muito importante para o bom funcionamento do organismo, por isso, tudo aquilo que foi gasto precisa ser reposto. Com isso, o clínico e cardiologista da Santa Casa de Campo Grande, Dr. Luiz Alberto Ovando, alerta para a importância de grande ingestão de água nos dias seco.

O Dr. explica que a água é o fluído essencial para que as células realizem as milhares de funções necessárias para a sobrevivência humana. É o principal líquido que transporta as substâncias pelo corpo, é imprescindível no funcionamento dos rins, regulação da temperatura corporal, entre tantas outras funções.

“Se por algum motivo as pessoas deixarem de ingerir água ou ir gastando ela excessivamente, o organismo acaba reduzindo a capacidade de ser nutrido da forma como deveria, além disto, faz com que as células não produzam a energia necessária para continuar em funcionamento e nossa vida nada mais é do que uma geração de energia. Por isso, é preciso repor esta carência, mantendo-se hidratado”, afirma.

A falta de energia devido à pouca ingestão de água também causa a vulnerabilidade na parede celular, fazendo com que seja invadida por elementos indesejáveis, como o sódio por exemplo. “Por isso é preciso manter um equilíbrio e a plenitude e isso é dado pela água. O grande problema de perda de líquido é que o sangue fica mais viscoso (grosso), o que exigirá mais pressão para movê-lo pelo corpo”.

O sangue viscoso em pacientes com a parede arterial alterada, como no caso dos idosos, possui tendência a entupir e o entupimento causa grandes danos a saúde. No cérebro causa o AVC (Acidente Vascular Cerebral), no coração ocasiona o infarto, e se for no rim, causa a insuficiência renal. “É preciso ficar muito atento com a questão de hidratação nos dias mais quentes, durante as atividades físicas e também na exposição ao sol”, finaliza o médico.

Veja Também

Temperatura não passa de 25°
Índios de Dourados recebem equipamentos para a agricultura
Denatran suspende pagamento de multas com cartão de crédito ou débito
Projeto estabelece isenção de carência em planos de saúde
MPF denuncia sete por fraude em licitação no aeroporo da Capital
Procon recolhe produtos vencidos e abre processo contra rede de mercados
Pedidos de aposentadoria por telefone e internet
Trânsito CCR MSVia destaca operações pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuvas, as obras serão suspensas
Nacional Mais 21 serviços no INSS poderão ser agendados pela internet Agendamento vai começar a partir de quinta-feira, 24 de maio
Taxa de inscrição no Enem deve ser paga até quarta-feira