Campo Grande •20 de Novembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Governo - Governo Presente - Matrícula

Da redação | Sexta, 8 de Setembro de 2017 - 15h36Médico alerta para necessidade maior de água em tempo secoÁgua é o fluído essencial para que as células realizem as milhares de funções

(Foto: Divulgação)

Com o tempo seco e temperaturas que oscilam entre períodos quentes e frios o corpo acaba sofrendo por conta da perda de água, um elemento muito importante para o bom funcionamento do organismo, por isso, tudo aquilo que foi gasto precisa ser reposto. Com isso, o clínico e cardiologista da Santa Casa de Campo Grande, Dr. Luiz Alberto Ovando, alerta para a importância de grande ingestão de água nos dias seco.

O Dr. explica que a água é o fluído essencial para que as células realizem as milhares de funções necessárias para a sobrevivência humana. É o principal líquido que transporta as substâncias pelo corpo, é imprescindível no funcionamento dos rins, regulação da temperatura corporal, entre tantas outras funções.

“Se por algum motivo as pessoas deixarem de ingerir água ou ir gastando ela excessivamente, o organismo acaba reduzindo a capacidade de ser nutrido da forma como deveria, além disto, faz com que as células não produzam a energia necessária para continuar em funcionamento e nossa vida nada mais é do que uma geração de energia. Por isso, é preciso repor esta carência, mantendo-se hidratado”, afirma.

A falta de energia devido à pouca ingestão de água também causa a vulnerabilidade na parede celular, fazendo com que seja invadida por elementos indesejáveis, como o sódio por exemplo. “Por isso é preciso manter um equilíbrio e a plenitude e isso é dado pela água. O grande problema de perda de líquido é que o sangue fica mais viscoso (grosso), o que exigirá mais pressão para movê-lo pelo corpo”.

O sangue viscoso em pacientes com a parede arterial alterada, como no caso dos idosos, possui tendência a entupir e o entupimento causa grandes danos a saúde. No cérebro causa o AVC (Acidente Vascular Cerebral), no coração ocasiona o infarto, e se for no rim, causa a insuficiência renal. “É preciso ficar muito atento com a questão de hidratação nos dias mais quentes, durante as atividades físicas e também na exposição ao sol”, finaliza o médico.

Veja Também
Anvisa aprova novo medicamento para tratar câncer de bexiga
Empresa garimpa talentos em comunidade negra na Capital
TSE lança canal no Twitter para tirar dúvidas do eleitor
Operação combate publicidade irregular em Três Lagoas
Investigação descarta febre amarela em macaco
Prazo para renovação do Fies é prorrogado para 30 de novembro
Audiência debate mobilidade da Av. Bandeirantes e Rua Brilhante
Recapeamento interdita trechos da Avenida Mato Grosso
Segunda, 20 de Novembro de 2017 - 11h20Prefeitura convoca clínicos e especialistas para reforçar atendimentos de urgência Edital de convocação nº 40/2017 foi publicado na edição desta segunda-feira (20)
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento