Menu
21 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Lei

Lei permite animais domésticos em hospitais públicos e privados

Medida do governo estadual segue tendência de outros Estados que já aprovaram a regra

13 Set2019Portal MS10h55

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado e garante que pessoas internadas em hospitais públicos e privados contratados, conveniados e cadastrados no SUS (Sistema Único de Saúde) possam receber visitas dos animais de estimação.

A decisão do Governo do Estado segue a tendência de outros estados que já aprovaram a regra e seguem a temática de que a presença do animal é positiva na recuperação de pessoas que passam por período de internação.

Entre outras regras da Organização Mundial de Saúde estão a de que animais de estimação para visita deverão estar com a vacinação em dia e higienizados devendo o responsável comprovar, por meio de laudo veterinário, a boa condição de saúde do animal. A entrada do animal dependerá de autorização da comissão de infectologia do hospital e as visitas dos animais deverão ser agendadas previamente na administração do hospital, respeitando a solicitação do médico.

Além disso, o encontro entre animal e paciente será proibido a alguns casos como de isolamento, quimioterapia e transplante. Deve acontecer ainda  em um local predeterminado podendo ser no quarto de internação caso não seja dividido.

Veja Também