Menu
12 de dezembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Meio Ambiente

Lago do Amor recebe plantio de árvores

Mudas foram doadas pela Águas Guariroba, que mantém um viveiro em estação de tratamento de esgoto

4 Jun2018Da redação16h58

A Semana do Meio Ambiente começou com um abraço ao Lago do Amor, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O lago foi abraçado com o plantio der 100 mudas de árvores que passarão a fazer parte da paisagem no local, ajudando a preservar a mata ciliar para evitar o assoreamento do lago. A ação foi realizada nesta segunda-feira (04) pela Águas Guariroba em comemoração ao Dia Mundial do Ambiente, celebrado amanhã, dia 05 de junho.

Além do plantio, os acadêmicos e professores aprenderam um pouco mais sobre a importância das espécies de árvores e como preservar cada muda que foi plantada ao redor do lago. O ambientalista Nereu Rios guiou os participantes e ensinou sobre a manutenção das árvores. As mudas foram doadas pela Águas Guariroba, que mantém um viveiro na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles com capacidade para produzir 50 mil mudas de árvore por ano.

De acordo com a presidente da concessionária, Lucilaine Medeiros, para a Águas Guariroba é uma satisfação muito grande participar de projetos em parceria com a UFMS. “Nosso trabalho é desenvolvido basicamente na questão ambiental, com os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. Ficamos muito felizes em participar de ações como esta de conscientização”, destaca.

Marcelo Turine, reitor da UFMS, avalia que na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente é importante que a universidade mostre os resultados do que ela desenvolve para a que a sociedade veja a importância do que é o ensino, a pesquisa e extensão para a o desenvolvimento de todos. “Estamos neste momento comemorando e integrando instituições neste plantio aqui no Lago do Amor, que é um dos tesouros da nossa cidade. É um equipamento ambiental da Capital que nós devemos preservar e a universidade sozinha não consegue fazer isso, nós temos que ter parcerias como esta com a Águas Guariroba para manter, recuperar e dar vida ao lago”, diz Turine.

“A Águas Guariroba tem sido parceira da universidade tanto em pesquisa quanto em ações de conservação. A empresa costuma nos apoiar. Vejo na concessionária uma preocupação e uma consciência muito grande em ações de recuperação de áreas degradadas”, avalia a professora Cláudia Bacchi, agrônoma e pesquisadora na UFMS.

Plantio

As árvores plantadas no Lago do Amor são mudas maduras, entre seis a oito anos de cultivo. “Era como se elas estivessem presas. Agora, no solo, elas irão se desenvolver muito mais rápido”, explica o ambientalista Nereu Rios.

O lago recebeu o plantio de espécies de jequitibá-rosa, imbirussu, manduvi, jatobá-mirim, água-pombo, mandiocão, ipê marelo da serra, ipê amarelo paratudo, ipê roxo pau d’arco do pantanal, ipê roxo piúva, bálsamo, cabreúva, gonçalo alves, aroeira, entre outras. “São espécies que têm seu valor paisagístico, mas se pensou muito também na fauna local e em espécies em extinção, como o mandiocão, por exemplo. Teremos aqui árvores nobres, mas também várias frutíferas do cerrado”, comentou o ambientalista.

Os acadêmicos e professores que participaram do plantio adotaram suas mudas para acompanhar o desenvolvimento e contribuir para a preservação das árvores no Lago do Amor. “É importante para proteger o lago, plantando árvores estamos criando mata ciliar e mantendo a vitalidade do lago”, lembrou a estudante Amanda Mariano, do curso de Engenharia Ambiental.

O acadêmico Luan de Oliveira Freitas aproveitou a semana da água para lembrar que responsabilidade ambiental é um dever de todos. “Sou do curso de Engenharia de Software, mas vim participar porque acho isso muito bacana: ter essa integração para melhorar o lago, cuidar do meio ambiente”, comentou.

Semana

Confira outros eventos da Águas Guariroba para comemorar a Semana do Meio Ambiente em Campo Grande:

05/06 - Terça-feira

15h | Palestra na UFMS - Seminário “Água na Academia”

FAENG UFMS - Rua UFMS, 40

05/06 - Terça-feira

10h | Apresentação da peça de teatro de bonecos “Guaribinha e Sua Turma”

Escola Municipal Geraldo Castelo - Rua Padre João Crippa, 218, Monte Líbano

06/06 - Quarta-feira

9h | Lançamento de obra de rede de água na Aldeia Água Bonita

Av. Ana Pimentel, Tarsila do Amaral

Veja Também

Deve chover em grande parte de MS
Embalagem de margarina terá de apresentar percentual de gordura
Pacientes com doença genética rara terão tratamento específico no SUS
Procon realizará plantão fiscal em terminal rodoviário na capital
INSS cria programa para identificar benefícios irregulares
Escolas terão que ministrar treinamentos para lidar com emergências
Hospital Regional de Ponta Porã reinaugura brinquedoteca
Ambulância com quatro pessoas capota na BR-262
Programa Fortalece Turismo encerra suas atividades amanhã dia 12
Agepen aguarda transferência de Name para Centro de Triagem