Campo Grande •20 de Setembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
ALMS - Gestão para Pessoas

Da Agência Brasil | Quarta, 23 de Agosto de 2017 - 09h27Lacen implanta novo exame para diagnosticar febre amarela com maior rapidezAs duas metodologias, PCR e MAC-Elisa, utilizam o sangue para diagnosticar a febre amarela

(Foto: Divulgação)

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Mato Grosso do Sul começou a disponibilizar uma nova metodologia para o diagnóstico da febre amarela. Além da sorologia (MAC-Elisa), já usada pelo Laboratório, as amostras de sangue agora serão analisadas pela técnica de biologia molecular (PCR). Conforme o diretor-geral do Lacen, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, com essa implantação o Estado passa a diagnosticar a doença sem solicitar a metodologia a outro Estado.

“Antes tínhamos que mandar para o Distrito Federal as amostras que precisavam do diagnóstico através dessa técnica, e os resultados levavam até 45 dias para chegar”, explicou.

As duas metodologias, PCR e MAC-Elisa, utilizam o sangue para diagnosticar a febre amarela. No entanto, cada uma é realizada em um determinado período da doença, de acordo com os primeiros sintomas.

O PCR pode ser feito até o sétimo dia, preferencialmente até o quinto dia, conforme o início dos sintomas da febre amarela. Nessa técnica se pesquisa a presença do material genético do vírus no sangue do paciente, e o resultado é liberado em até três dias. É possível analisar 47 exames por rodada.

Já a metodologia MAC-Elisa (sorologia) é feita a partir do 7º dia da doença, conforme os sintomas, e verifica se há no sangue anticorpos contra o vírus. Por ser uma técnica sorológica, o resultado leva mais de 10 dias para ser liberado e cada rodada libera resultado de novos pacientes.

Segundo a farmacêutica bioquímica do Lacen, Gislene Lichs, a implantação da nova metodologia vai contribuir para que a Vigilância Epidemiológica e a Assistência possa tomar medidas efetivas de tratamento e acompanhamento ao paciente em tempo oportuno.

Veja Também
Quarta, 20 de Setembro de 2017 - 06h31Temperatura pode chegar a 35° Névoa seca deve predominar durante todo o dia
Paciente que ficou nu recebeu atendimento, diz Sesau
Pelo menos 49 pessoas morreram em terremoto no México, dizem autoridades
Agentes penitenciários vão parar por 24h em MS
Audiência nesta quarta debate a situação dos idosos na Capital
Rede de lojas distribuirá cinco mil mudas de árvores
Papai Noel dos Correios vai atender 7 mil alunos na Capital
Forte terremoto atinge a capital mexicana
Ganhador da Mega-Sena de MS ainda não retirou prêmio
Correios podem paralisar nesta quarta
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento