Campo Grande •23 de Novembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Governo - Governo Presente - Matrícula

Da Agência Brasil | Quarta, 23 de Agosto de 2017 - 09h27Lacen implanta novo exame para diagnosticar febre amarela com maior rapidezAs duas metodologias, PCR e MAC-Elisa, utilizam o sangue para diagnosticar a febre amarela

(Foto: Divulgação)

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Mato Grosso do Sul começou a disponibilizar uma nova metodologia para o diagnóstico da febre amarela. Além da sorologia (MAC-Elisa), já usada pelo Laboratório, as amostras de sangue agora serão analisadas pela técnica de biologia molecular (PCR). Conforme o diretor-geral do Lacen, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, com essa implantação o Estado passa a diagnosticar a doença sem solicitar a metodologia a outro Estado.

“Antes tínhamos que mandar para o Distrito Federal as amostras que precisavam do diagnóstico através dessa técnica, e os resultados levavam até 45 dias para chegar”, explicou.

As duas metodologias, PCR e MAC-Elisa, utilizam o sangue para diagnosticar a febre amarela. No entanto, cada uma é realizada em um determinado período da doença, de acordo com os primeiros sintomas.

O PCR pode ser feito até o sétimo dia, preferencialmente até o quinto dia, conforme o início dos sintomas da febre amarela. Nessa técnica se pesquisa a presença do material genético do vírus no sangue do paciente, e o resultado é liberado em até três dias. É possível analisar 47 exames por rodada.

Já a metodologia MAC-Elisa (sorologia) é feita a partir do 7º dia da doença, conforme os sintomas, e verifica se há no sangue anticorpos contra o vírus. Por ser uma técnica sorológica, o resultado leva mais de 10 dias para ser liberado e cada rodada libera resultado de novos pacientes.

Segundo a farmacêutica bioquímica do Lacen, Gislene Lichs, a implantação da nova metodologia vai contribuir para que a Vigilância Epidemiológica e a Assistência possa tomar medidas efetivas de tratamento e acompanhamento ao paciente em tempo oportuno.

Veja Também
‘Ônibus da Saúde’ leva atendimento oncológico até Fátima do Sul no próximo sábado
Quinta, 23 de Novembro de 2017 - 09h07Grupo de convivência realiza Jantar Vermelho e Branco Evento acontece no Sesc Restaurante Horto e os convites podem ser adquiridos na Central de Atendimento do Sesc Camillo Boni
Semana Nacional da Conciliação começa na segunda em Campo Grande
Quinta, 23 de Novembro de 2017 - 07h54OAB/MS promove Fórum de segurança pública nesta quinta Também vão participar do evento autoridades da área de segurança pública de MS
Quinta, 23 de Novembro de 2017 - 07h18Sem chuva e temperatura em elevação Chuvas isoladas somente na região norte de Mato Grosso do Sul
No 1º Júri da história de Figueirão, réu é condenado por homicídio
Anatel registra queda nas reclamações contra empresas de telecomunicação
Inscrições para residência médica do HU-UFGD encerram-se sexta-feira
Submarino desaparecido está em fase
Carreta da Justiça realiza 1º Júri da história da comarca de Figueirão
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
Rec banner - Patio central
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento