Geral
Justiça proíbe loja de fazer ligações de cobranças
Segunda-feira, 30 Março de 2020 - 17:54 | Redação
A 14ª Vara Cível de Campo Grande proibiu uma loja de departamentos de fazer ligações e envios de SMS de cobrança ao celular de um homem que recorreu à justiça, após receber inúmeros contatos por débitos em nome do seu filho do autor. A empresa foi condenada ainda ao pagamento de R$ 3 mil de danos morais, com juros de 1% ao mês a partir da data da primeira ligação.
De acordo com o processo, o filho do autor da ação registrou um boletim de ocorrência por extravio dos seus documentos. Após este fato, ele tomou conhecimento da existência de suposta dívida junto a loja e foi ao estabelecimento apresentar o BO, contestando as compras que não foram realizadas por ele.
Como não tinha celular, ele informou o número de seu pai que, em vez de ter a contestação das compras respondida, passou a receber constantes ligações com cobranças. O homem disse que sempre informava o número novo do celular do seu filho, explicando que as ligações deveriam ser direcionadas a ele. Ele ainda afirma no processo que foi à loja várias vezes, mas continuou sendo cobrado indevidamente, também por meio de SMS.
Em contestação, a loja alegou que as ligações somente ocorreram porque o telefone do pai foi fornecido pelo seu filho; e que não houve a prática de qualquer ato ilícito por sua parte, pedindo a improcedência da ação.
Porém, segundo o juiz José de Andrade Neto “Ainda que o telefone tenha sido fornecido pelo filho do autor, a finalidade era a de obter informações quanto à contestação do débito, e não receber cobranças deste. E, a partir do momento em que o autor informou não ser o titular da dívida, requerendo a correção da informação, o que não foi atendido pela ré, esta passou a agir de forma abusiva na realização das cobranças”, de modo que, para o juiz, restou amplamente comprovada a falha na prestação do serviço.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital