Campo Grande •24 de Janeiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Terça, 27 de Dezembro de 2016 - 09h02Instituto Nacional de Meteorologia divulga previsão pra o verãoVerão é especialmente importante para a atividade agrícola do Brasil, em quase toda a sua extensão territorial

(Foto: Divulgação)

O verão, no hemisfério sul, começou oficialmente às 08h44 (horário de verão, Brasília-DF) na quarta-feira (21) e termina às 7h29 de 20 de março de 2017. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as mudanças nas condições de tempo nesta estação são marcadas pela ocorrência de chuvas em forma de pancadas, temporais com possibilidade de granizo, ventos fortes e elevação das temperaturas.

Devido às suas características climáticas, o verão é especialmente importante para a atividade agrícola do Brasil, em quase toda a sua extensão territorial. O verão de 2017 deverá ser uma estação clássica e típica com chuvas generalizadas e temperaturas altas em quase todo o nosso país.

O Verão de 2017 será marcado pela atuação do fenômeno oceânico-atmosférico “La Niña”, de forma fraca. De modo geral, a ocorrência deste fenômeno, com fraca intensidade, é favorável às chuvas na região Nordeste e desfavorável no Sul.
Entretanto, outros fatores, como a temperatura na superfície do oceano Atlântico Tropical e na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da região Sul, poderão influenciar, dependendo das suas características climáticas durante essas estações, no regime de chuvas, intensificando ou atenuando os efeitos do La Niña.

REGIÃO CENTRO-OESTE

Para o Verão, inicia a atuação de formação de sistemas de baixa pressão atmosférica, que geralmente estão associados à ocorrência de chuvas regulares e intensas. A previsão para os próximos três meses (janeiro, fevereiro e março) indica chuvas acima da normal climatológica em grande parte dos estados de Goiás e Mato Grosso.

Com a possível posição da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mais ao norte de sua posição climatológica, existirá a possibilidade, inclusive, de eventos extremos como chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em todos os estados da região.

Tais níveis, de chuva esperada, poderão beneficiar a agricultura e o desenvolvimento para cultivos no centro-oeste.

Em contrapartida, o prognóstico para o sul do estado do Mato Grosso do Sul indica maior probabilidade de chuvas irregulares, e abaixo da normal climatológica para o trimestre.

Vale ressaltar: Como a média trimestral é alta, existe, também, a possibilidade de chuvas consecutivas por mais de sete dias. Esses altos níveis de umidade, poderão ser prejudiciais ao manejo agrícola e aparecimento de doenças, especialmente da “Ferrugem Asiática”.

Prognóstico Climático por região, para o período de: Janeiro, Fevereiro e Março de 2017.

A qualidade das chuvas – frequência e quantidade – nos meses de Verão é fator crucial para o bom desempenho na produção de grãos da primeira safra e da safrinha no Brasil.

Nesse contexto, uma análise prognóstica das condições climáticas para todo o país no trimestre janeiro, fevereiro e março de 2017 (mapa abaixo) apresenta-se como importante ferramenta de auxílio para ao manejo dos cultivos e o planejamento agrícola.

Os prognósticos, aqui apresentados, baseiam-se na análise das tendências das condições oceânico-atmosféricas, que influenciam o clima no Brasil e em projeções de modelos climáticos estocásticos, como o do Inmet.

As chuvas intensas e temporais (avisos meteorológicos especiais – http://www.inmet.gov.br e http://www.crc-sas.org/pt/), nas áreas vulneráveis, deverão ser monitoradas com atenção (Defesa Civil).

Veja Também
Força-tarefa começa a atuar em presídio do RN nesta quarta
Fornecimento de medicamentos e materiais da saúde serão normalizado em 30 dias
Advogado aguarda inquérito para pedir liberdade de policial
BR-163/MS terá exames de saúde gratuitos da CCR MSVia e ANTT
Suspeitos de permitir tortura são afastados de Unei
Fumacê vai percorrer nove bairros nesta terça na Capital
MEC diz que trabalha para sanar dificuldades de acesso ao Sisu
‘Cassems Itinerante’ leva atendimento até Coxim no próximo sábado
Mulher do ex-presidente Lula é internada após sofrer AVC
Após analisar áudios, Cenipa não vê anormalidade em avião que caiu em Paraty
square noticias uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento