Campo Grande •20 de Agosto de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner FM Cidade

Da redação | Terça, 20 de Setembro de 2016 - 13h53Instituto Arara Azul realiza manejo de risco em ninho de arara CanindéIniciativa é parte do projeto Aves Urbanas

A ação vai retirar a cinta metálica que liga duas palmeiras e que, no momento, abrigam filhotes com aproximadamente uma semana de vida.
A ação vai retirar a cinta metálica que liga duas palmeiras e que, no momento, abrigam filhotes com aproximadamente uma semana de vida. (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, dia 21, das 8h30 às 11h, dois ninhos de araras, que se encontram na região do Parque Linear, passarão por um manejo diferente. O Instituto Arara Azul e o Corpo de Bombeiros, Exército, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e a prefeitura vão realizar uma operação para eliminar o risco de acidente no local de reprodução da arara Canindé. A ação vai retirar a cinta metálica que liga duas palmeiras e que, no momento, abrigam filhotes com aproximadamente uma semana de vida. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) fará a organização do tráfego no local.

De acordo com a presidente do Instituto Arara Azul e professora dos programas de mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, Neiva Guedes, o acessório de ferro foi instalado pelo poder público para auxiliar no crescimento das palmeiras transplantadas na região há alguns anos.

“As árvores acabaram secando, o que atraiu as araras. Porém, com o desgaste causado pelo tempo e os fenômenos naturais, a parte superior dos troncos ficou oca o que aumenta as chances de rompimento há qualquer momento. Tal acidente provocaria a queda da cinta metálica, podendo matar as aves e causar um dano à população que trafega no local,” esclarece a bióloga.

Antes da remoção do objeto, biólogos do instituto vão retirar os filhotes dos ninhos que passem por uma avaliação de saúde, pesagem e medição no local. Em seguida, as palmeiras receberão manejo ambiental para garantir mais segurança aos animais. “O envolvimento de vários órgãos públicos e a luta do Instituto pela conservação das araras, há 26 anos, demonstra que ter essas aves na cidade é realmente um orgulho. Agradecemos o secretário Rui Nunes da Silva Júnior, as biólogas da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Postura Ambiental, e os oficiais do Exército, coronel José Roberto Melo Queiroz, e do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Romero Inácio de Souza e coronel Hudson Faria de Oliveira, que se dispuseram a ajudar”, completa.

Além do Projeto Arara Azul, o Instituto desenvolve o projeto Aves Urbanas, Araras na Cidade, que realizam o monitoramento e manejo de araras principalmente da espécie Canindé, comuns no céu de Campo Grande.  Coordenada pela bióloga e doutoranda da Uniderp, Larissa Tinoco Barbosa, a iniciativa ainda conta com o apoio da Toyota, que disponibiliza veículos para o trabalho de campo. No último ciclo de reprodução, de julho de 2015 a fevereiro de 2016, o Instituto Arara Azul cadastrou 20 novos ninhos, totalizando mais de 60 abrigos reprodutivos acompanhados na capital. 

Veja Também
Morre aos 91 anos o comediante Jerry Lewis
Evento sobre reprodução, produção e nutrição animal está com inscrições abertas
Domingo, 20 de Agosto de 2017 - 15h43Temer e presidente do Paraguai vão discutir segurança na fronteira e Mercosul Temer e Cartes vão avaliar os resultados das recentes operações conjuntas de combate ao crime organizado
Complexo Aquático do Parque Tarsila do Amaral é reinaugurado
Governo destina R$ 1,6 milhão para construção de pontes em Maracaju
Prefeitura recupera antiga fonte de água em Três Lagoas
Em Três Lagoas, escola municipal realiza Projeto Caça Talentos
Prazo para agendar nova perícia do auxílio-doença termina na segunda
Criada comenda 'Asa Branca' que homenageia o povo nordestino
Projeto 'Mãos EmPENHAdas' é lançado em Nova Andradina
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento