Campo Grande •18 de Janeiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Sexta, 30 de Setembro de 2016 - 17h24III Festival Internacional de Violão 2016 em Campo GrandeAulas de violão e concertos gratuitos serão oferecidas aos alunos

O concerto de abertura ocorrerá no dia 3, às 20h, no Teatro Glauce Rocha, com entrada franca.
O concerto de abertura ocorrerá no dia 3, às 20h, no Teatro Glauce Rocha, com entrada franca. (Foto: Divulgação)

Entre os dias 3 e 8 de outubro o III Festival Internacional de Violão 2016 em Campo Grande oferece concertos gratuitos, aulas para os alunos e ainda um concurso entre violonistas de diversos países e estados brasileiros. O objetivo é promover o ensino, a pesquisa e incentivar a produção artística do violão no Estado.

O Festival é uma iniciativa do Curso de Música da UFMS juntamente com a Coordenadoria de Cultura da PREAE/UFMS e com o apoio do SESC-MS. Durante os dias de festival, ocorrerão no Anfiteatro do CCHS/UFMS palestras e aulas voltadas aos acadêmicos, profissionais e diletantes com a finalidade de se especializar no conhecimento sobre o instrumento. Intercalado a isto haverá apresentação de trabalhos científicos sobre áreas especificas do violão (ensino, história, desempenho, etc) e mesas redondas. E nas noites ocorrerão os concertos gratuitos, no SESC Horto às 20h (com retirada de senha na bilheteria, uma hora antes).

Neste ano, o festival apresenta uma diversidade incomum, pois além de violonistas clássicos consagrados e de indiscutível carreira internacional, haverá concertos de instrumentos como viola caipira, ao lado de instrumentos de outros tempos (alaúde e vihuela), além da presença de solistas tocando clássicos populares argentinos, paraguaios e bolivianos.

Dentre os convidados, têm destaque o argentino Eduardo Isaac – um dos mais respeitados e experientes violonistas da atualidade, conhecido por suas interpretações de tangos e de música clássica latina americana. O norte americano Adam Levin, é um dos maiores expoentes de sua geração e detentor de importantes prêmios internacionais, além de importantes violonistas como os brasileiros Edelton Gloeden (USP), Roberto Correa (viola caipira), Michel Maciel (UFMG), o boliviano Marcos Puña, os argentinos Marcos Pablo Dalmacio, Lucio Yanel, o paraguaio Ysmael Insfran e o maestro da Orquestra Municipal de Campo Grande, Eduardo Martinelli, como solista ao violão.

Além dos convidados internacionais do festival, o concerto de abertura apresenta um programa especial: duas obras para violão solista e orquestra – fato absolutamente incomum em Campo Grande. A primeira, o concerto Diálogo de Ernst Mahle (1929) tocado pelo professor do curso de música Pieter Rahmeier acompanhado pelos músicos da Camerata de Cordas da UFMS em parceria com músicos da OSCG. A segunda obra, uma das mais importantes do repertório: o Concerto para violão e orquestra de Heitor Villa Lobos, regido pelo profº Jorge Augusto Geraldo e tendo como solista o veterano profº Marcelo Fernandes do Curso de Música da UFMS.

 O concerto de abertura ocorrerá no dia 3, às 20h, no Teatro Glauce Rocha, com entrada franca.

Veja Também
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 06h38Céu claro com possibilidade de chuva Em algumas regiões podem até serem registradas tempestades
Em 6 anos, presos pagam R$ 2 milhões pelas suas despesas, diz TJMS
Temer discute crise prisional com governos do Norte e Centro-Oeste
Entenda a diferença entre zika, dengue e chikungunya
Nova administração do Tribunal de Justiça será empossada dia 27
Prefeitura não dará dinheiro para desfile de blocos, mas ajudará na estrutura
Pronto socorro retoma atendimento odontológico 24 horas em fevereiro
Prefeita revoga decreto que suspendia gratificações na saúde
Sem repasse desde outubro, hospital volta a receber verba da prefeitura
Solurb diz que está se preparando para receber caçambas
square noticias uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento