Menu
6 de junho de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Evento

IEL apresenta a empresários vantagens da governança corporativa

O palestrante Luiz Marcati explicou que o workshop aborda o que é governança corporativa, qual o seu papel, qual a sua relevância

25 Jul2019Da redação12h20

Governança é tudo o que rege o funcionamento da empresa a partir da sua sociedade, ou seja, dos donos da empresa e como eles tomam decisões que se encaminham para a empresa e como eles controlam os resultados. Foi explicando de forma prática o que é governança que o CEO da consultoria Mesa Corporate, Luiz Marcatti, iniciou o workshop “Estruturas e práticas de governança corporativa e familiar”, realizado nesta quinta-feira (25/07) pelo IEL.

O diretor corporativo da Fiems, Cláudio Alves, destacou que o tema costuma ser tratado apenas em cursos de MBA, pós-graduações, mestrados e doutorados. “As nossas graduações infelizmente não abordam esse tema com foco nos negócios, mostrando o que o empresário deve fazer para cuidar da perenidade dos seus negócios, para zelar pelo patrimônio. Então são assuntos de extrema importância e o IEL está de parabéns e está entrando agora num patamar diferenciado, com oferta de cursos de excelência para os empresários sul-mato-grossenses”, declarou.

Segundo o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, o objetivo da formação é preparar os empresários a protegerem o patrimônio e fazer a sucessão das empresas de forma sadia. “A abordagem aqui é muito na condição de proteger o patrimônio e suceder as empresas. É um assunto bastante procurado, porque se você analisar a base da nossa economia, são empresas familiares, que têm dificuldade em gerir sua transição e acho que esse workshop vem ao encontro dos anseios dos nossos empresários”, afirmou.

Ele destacou que o IEL vive um ciclo virtuoso, com ações, treinamentos, workshops e esse curso é um dos pontos altos do instituto. “O Luiz Marcatti é uma referência no Brasil sobre o tema, que tem sido bastante procurado por empresários, e isso mostra os esforços do IEL para trazer para Mato Grosso do Sul cada vez mais eventos de alta qualidade, com o objetivo de desenvolver nosso Estado”, completou.

O palestrante Luiz Marcati explicou que o workshop aborda o que é governança corporativa, qual o seu papel, qual a sua relevância, como se estrutura a sua governança. “Governança corporativa está ligada diretamente ao processo de profissionalização das empresas, então ela vai ajudar os donos a terem reflexões estratégicas mais consistentes e com base em indicadores e desempenho, controlar melhor. Então aquela preocupação toda que você tem no meio da gestão da empresa, que é ter controle e indicadores, você leva para o ambiente societário também”, detalhou.

Repercussão

Na avaliação da contadora Maria Cristina Pereira, o assunto é bastante atual e de extrema importância. “Hoje vim aqui por meio do Buffet Campo Grande, que me indicou e é uma das empresas que eu atendo. Acredito que esse tema vai me ajudar a orientar outras empresas que atendo sobre esse assunto, que é um tema que tem me interessado bastante justamente pela demanda”, comentou.

A gerente do Morena Mulher, Renata Carvalho, também quis se aprofundar sobre o assunto. “Acho que é muito importante a gente se atualizar sobre esse tema. Eu fiz uma disciplina sobre governança corporativa no meu MBA e achei muito bacana, por isso quis me aprofundar mais no assunto quando soube desse curso do IEL. Penso que é algo muito importante e que só tem a contribuir com a minha atuação na empresa onde trabalho”, finalizou.

Veja Também

Como prevenir acidentes com eletricidade em dias de chuva
PMA apreende 1.000 metros de redes de pesca
Live arrecada alimentos e fraldas para entidades sociais de MS
MS terá mais um fim de semana de temperaturas amenas
Confira passo a passo para obter licenciamento através de aplicativo
Blitz sanitárias abordaram mais de 2,8 mil na Capital
Política de gestão das águas tem adesão de 431 indústrias em MS
TJMS altera competência de varas cíveis de Campo Grande
Com o tema ´Fogo Mata´, Reflore/MS lança campanha contra incêndios
Piscinas públicas da Capital voltam a funcionar em Agosto