Campo Grande • 05 de dezembro de 2016 • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da Agência Brasil | sexta, 16 de setembro de 2016 - 11h45Hubble registra imagens de cometa desintegradoFenômeno foi registrado por cientistas, revela o artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters

O observatório Hubble recebeu imagens incríveis do cometa 332P/Ikeya-Murakami que se desintegrou e ficou em pedaços, a 67 milhões de quilômetros da Terra.

O fenômeno foi registrado por cientistas, revela o artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters.

Segundo David Jewitt, especialista da Universidade da Califórnia em Los Angeles, EUA, não há muitos detalhes sobre o que aconteceu. "Sabemos que às vezes cometas se desintegram, mas não podemos dizer como e porque isso acontece."

Jewitt explica que esse processo ocorre de maneira rápida e na maioria das vezes os cientistas não recebem dados sobre tais fenômenos.

"Graças à resolução fantástica do Hubble, vimos não só estilhaços pequenos e escuros do cometa, mas também conseguimos acompanhar sua vida durante alguns dias", conta.

Jewitt e seus colegas fizeram o descobrimento por mero acaso, observando vários objetos nos arredores de Marte por meio do Hubble.

Em vez de um grande objeto, os cientistas viram 25 pontos luminosos nas imagens do Hubble que comprovam que o cometa iniciou a fase de desintegração e dispersão de suas partes no espaço.

Ao analisar as fotos, os astrônomos chegaram à conclusão de que, por razões desconhecidas, o cometa começou a girar rapidamente, o que, pelo visto, poderia causar desintegração do seu núcleo e sua fragmentação. A "cauda" desses fragmentos se estendeu a uma distância de aproximadamente 4 mil quilômetros.

Outra versão diz que os fragmentos do cometa se desintegraram dele enquanto ele girava, o fato que poderá explicar o cumprimento da sua "cauda".

Veja Também
HU-UFGD alerta para novo golpe contra pacientes e familiares
Condenada, Elize Matsunaga pode ir para o semiaberto em 2018
Raio atinge avião de Xuxa que faz pouso de emergência
MP do Brasil atuará na investigação do acidente da Chapecoense
Judiciário de MS terá expediente normal no dia 8 de dezembro
Empregados em lotéricas receberão piso de R$ 1.012,00
Acadêmicos doam 2,5 mil fraldas para Santa Casa
segunda, 05 de dezembro de 2016 - 12h05CCR MSVia informa obras e serviços de melhoria na BR-163/MS Em caso de chuva, as obras poderão ser interrompidas
segunda, 05 de dezembro de 2016 - 11h47Ipea: país também precisa de reformas microeconômicas Reformas fiscais e redução da taxa de juros não são suficientes para retomada consistente do crescimento da economia, segundo Ipea
segunda, 05 de dezembro de 2016 - 11h29PF faz buscas na casa de ministro do TCU e de ex-presidente da Câmara Operação Deflexão cumpre nove mandados expedidos pelo ministro Teori Zavascki
square noticias uci
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
DothNews
Rec banner - cirurgia.net
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2016 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento