Campo Grande •23 de Novembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Governo - Governo Presente - Matrícula

Da redação | Quarta, 15 de Fevereiro de 2017 - 15h10HU-UFGD recebe nova etapa do Projeto Paciente SeguroProgramação inclui palestras e reuniões de acompanhamento das ações já implantadas

(Foto: Divulgação)

O Projeto Paciente Seguro, que está sendo implantado no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) desde novembro passado, está recebendo esta semana a segunda visita da equipe de monitoramento responsável pela coordenação do projeto.

Coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), o projeto Paciente Seguro nasceu de uma demanda do Ministério da Saúde, por intermédio do Escritório de Projetos do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que permite o desenvolvimento de ações nas áreas de gestão, educação, assistência e pesquisa.

Em todo o país, 15 hospitais foram selecionados para integrar o projeto. O objetivo é proporcionar a qualificação do cuidado em estabelecimentos de saúde, com o desenvolvimento de ferramentas de gestão, educação e práticas compartilhadas voltadas à segurança do paciente.

Os temas abordados nesta etapa de acompanhamento do projeto são relativos à prevenção de quedas e à prevenção de erros relacionados à medicação. “A proposta do projeto é iniciar com pequenas ações que, depois de consolidadas, permitem a expansão para outros setores. E é o que estamos fazendo”, explica a enfermeira Graciela Bet, do Núcleo de Segurança do Paciente do Hu-UFGD.

Na avaliação da enfermeira Louise Hoffmeister, do Projeto Paciente Seguro, as ações implantadas até o momento no HU-UFGD estão de acordo com as diretrizes da equipe coordenadora. “Podemos dizer até que os resultados superaram nossa expectativa. Percebemos que as pessoas estão bastante motivadas e envolvidas, e que há grande empenho do Núcleo de Segurança do Paciente. Isso nos deixa otimistas”, comenta.

A próxima visita da equipe do Hospital Moinhos de Vento está prevista para o período entre março e abril, quando será avaliado o andamento das ações que estão sendo propostas nesta etapa, desenvolvida durante terça (14) e quarta-feira (15) sob a coordenação da enfermeira Louise Hoffmeister e da farmacêutica Daniele Cristina dos Santos.

O trabalho de acompanhamento do projeto deve ser concluído em novembro deste ano. “A proposta é que até lá a gente possa instrumentalizar a equipe para que o hospital continue utilizando a metodologia implantada”, conclui Louise.

Para saber mais sobre o Projeto Paciente Seguro, clique aqui.

Veja Também
Acusado de matar segurança vai a júri nesta sexta
Projeto Emagrece CG realiza ação neste sábado para combater obesidade
Semed abre pré-matrícula para alunos novos de escolas integrais
Baile dos idosos se despede do ano com show do grupo Pantaneiros
Quinta, 23 de Novembro de 2017 - 12h50CCR MSVia dá sequência a obras e serviços na BR-163/MS Em caso de chuva, as obras poderão ser interrompidas
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 60 milhões no sábado
Quinta, 23 de Novembro de 2017 - 11h29Começa terceira fase de saques do PIS/Pasep Anteriormente, a programação de atendimento da 3ª fase de pagamentos previa saques a partir de 14 de dezembro
Governo finaliza compra de uniformes, kits e merenda escolar para 2018
Quinta, 23 de Novembro de 2017 - 10h35Vacina contra o HPV é aliada do Novembro Azul Mês de novembro é dedicado principalmente para quebrar o preconceito masculino de ir ao urologista
‘Ônibus da Saúde’ leva atendimento oncológico até Fátima do Sul no próximo sábado
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
DothNews
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento