Campo Grande •26 de Abril de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Quarta, 15 de Fevereiro de 2017 - 15h10HU-UFGD recebe nova etapa do Projeto Paciente SeguroProgramação inclui palestras e reuniões de acompanhamento das ações já implantadas

(Foto: Divulgação)

O Projeto Paciente Seguro, que está sendo implantado no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) desde novembro passado, está recebendo esta semana a segunda visita da equipe de monitoramento responsável pela coordenação do projeto.

Coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), o projeto Paciente Seguro nasceu de uma demanda do Ministério da Saúde, por intermédio do Escritório de Projetos do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que permite o desenvolvimento de ações nas áreas de gestão, educação, assistência e pesquisa.

Em todo o país, 15 hospitais foram selecionados para integrar o projeto. O objetivo é proporcionar a qualificação do cuidado em estabelecimentos de saúde, com o desenvolvimento de ferramentas de gestão, educação e práticas compartilhadas voltadas à segurança do paciente.

Os temas abordados nesta etapa de acompanhamento do projeto são relativos à prevenção de quedas e à prevenção de erros relacionados à medicação. “A proposta do projeto é iniciar com pequenas ações que, depois de consolidadas, permitem a expansão para outros setores. E é o que estamos fazendo”, explica a enfermeira Graciela Bet, do Núcleo de Segurança do Paciente do Hu-UFGD.

Na avaliação da enfermeira Louise Hoffmeister, do Projeto Paciente Seguro, as ações implantadas até o momento no HU-UFGD estão de acordo com as diretrizes da equipe coordenadora. “Podemos dizer até que os resultados superaram nossa expectativa. Percebemos que as pessoas estão bastante motivadas e envolvidas, e que há grande empenho do Núcleo de Segurança do Paciente. Isso nos deixa otimistas”, comenta.

A próxima visita da equipe do Hospital Moinhos de Vento está prevista para o período entre março e abril, quando será avaliado o andamento das ações que estão sendo propostas nesta etapa, desenvolvida durante terça (14) e quarta-feira (15) sob a coordenação da enfermeira Louise Hoffmeister e da farmacêutica Daniele Cristina dos Santos.

O trabalho de acompanhamento do projeto deve ser concluído em novembro deste ano. “A proposta é que até lá a gente possa instrumentalizar a equipe para que o hospital continue utilizando a metodologia implantada”, conclui Louise.

Para saber mais sobre o Projeto Paciente Seguro, clique aqui.

Veja Também
Mulher que teve coluna fraturada ao passar em buraco será indenizada
Motociclista escapa com vida de colisão contra van escolar
Prefeitura conclui entrega de uniformes em ceinfs nesta quinta-feira
No frio, pets precisam de agasalhos e vacinas em dia
Greve dos Correios tem início às 22 horas desta quarta
Colisão deixa dois mortos e dois feridos em rodovia
Empresas de ônibus iniciam obras nos terminais
Licenciamento de veículos com placas finais 1 e 2 deve ser pago até dia 28
Faixa exclusiva será liberada durante greve de ônibus
Santa Casa bate recorde histórico na realização de cirurgias
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento