Menu
12 de dezembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Evento

HU-UFGD realiza o II Simpósio de Fisioterapia

Objetivo da programação é troca e atualização de conhecimentos em Fisioterapia Hospitalar

22 Nov2019Da redação15h17

Neste final de semana, sexta-feira (22) e sábado (24), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), realiza o II Simpósio de Fisioterapia, evento voltado a profissionais, residentes e estudantes da área de saúde, que tem como objetivo proporcionar troca e atualização de conhecimentos em Fisioterapia Hospitalar.

O evento é uma oportunidade de capacitação focada na integralidade da saúde dos pacientes, no atendimento humanizado e na melhoria dos processos de ensino e de formação de novos profissionais. O tema escolhido para este ano é “Conhecimento em Movimento”.

A programação teve início já na quinta-feira (21), com dois minicursos pré-evento abordando os temas “Terapia de alto fluxo: teoria e prática” e “Técnicas atuais da fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia”, ambos ministrados por Camila Maximo Dias. Fotos do evento.

A abertura oficial do evento será nesta sexta (22), às 19h, no auditório do HU-UFGD. Às 19h30 terá início a mesa redonda “Cuidados Paliativos: uma abordagem multiprofissional”. Às 21h, a segunda mesa redonda da noite, abordará o tema “Gestão e indicadores em Fisioterapia Hospitalar”.

Já no sábado (23), a programação terá início às 7h30, com a palestra “Fisioterapia intensiva na assistência à gestante e puérpera de alto risco”, com Sandra Damasceno. Para as 8h30 está prevista a mesa redonda “Mobilização no ambiente hospitalar: evidências científicas e a prática clínica”. E às 10h20 terá início a palestra “Manobras de recrutamento alveolar ou posição prona: qual a melhor estratégia na SDRA?”, com Alessandra Druzian.

No período da tarde, as atividades serão retomadas às 13h30, com a palestra “Fisioterapia respiratória global em neonatologia: como o método RTA tem contribuído na melhora da assistência ao RN prematuro”, por Ana Karine de Almeida. Às 14h30 haverá demonstração da terapia de alto fluxo. Para as 16h está prevista a palestra “Broncodisplasia pulmonar: o papel da Fisioterapia no tratamento multidisciplinar”, também cm Ana Karine de Almeida. A palestra de encerramento terá início às 17h, com o tema “Processo saúde-doença na UTI Adulto: o olhar da Fisioterapia”, com Israel Moraes dos Santos.

Veja Também

Deve chover em grande parte de MS
Embalagem de margarina terá de apresentar percentual de gordura
Pacientes com doença genética rara terão tratamento específico no SUS
Procon realizará plantão fiscal em terminal rodoviário na capital
INSS cria programa para identificar benefícios irregulares
Escolas terão que ministrar treinamentos para lidar com emergências
Hospital Regional de Ponta Porã reinaugura brinquedoteca
Ambulância com quatro pessoas capota na BR-262
Programa Fortalece Turismo encerra suas atividades amanhã dia 12
Agepen aguarda transferência de Name para Centro de Triagem