Menu
21 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner ALMS - AUDIÊNCIA PÚBLICA
Saúde

Hospital Regional dobra número de atendimentos do PAM

Cerca de 130 pessoas procuram atendimento no PAM por período, segundo diretor do HRMS

15 Set2016Da redação, (em com Notícias MS)14h25

Pacientes que procuram o Pronto Atendimento Médico (PAM) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, enfrentam problemas de superlotação. A unidade de saúde do Estado atende quase o dobro da sua capacidade (168%) diariamente. O problema apontado pela direção é a falta de resolutividade dos postos de saúde da rede municipal, que deveriam atender demanda espontânea da sociedade, mas não têm médicos a disposição.

Cerca de 130 pessoas procuram o PAM por período, mas o limite da unidade é de 77 vagas, revelou o diretor-presidente Justiniano Vavas. Segundo ele, dois fatores contribuem diretamente para esse cenário: “a falta crônica de médicos nos postos de saúde, especialmente naqueles que são próximos ao HRMS; e o crescimento da demanda espontânea, aquelas que chegam ao hospital sem passar pela central de regulação do município”.

Para piorar a situação, Vavas afirma que a Central de Regulação de Campo Grande encaminha pacientes ao HRMS à revelia. “Mais do que o hospital suporta”, diz. Dentro desse contexto, o atendimento nos casos de urgência e emergência, fica prejudicado. Já os casos de não urgência, que deveriam ser tratados em unidades básicas de saúde, se tornam demorados.

Dados estatísticos do HRMS apontam que de janeiro a agosto desse ano, o PAM do hospital atendeu 26.953 pessoas, 8,8% a mais do que no mesmo período do ano passado (24.767).

Veja Também

Índios de Dourados recebem equipamentos para a agricultura
Denatran suspende pagamento de multas com cartão de crédito ou débito
Projeto estabelece isenção de carência em planos de saúde
MPF denuncia sete por fraude em licitação no aeroporo da Capital
Procon recolhe produtos vencidos e abre processo contra rede de mercados
Pedidos de aposentadoria por telefone e internet
Trânsito CCR MSVia destaca operações pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuvas, as obras serão suspensas
Nacional Mais 21 serviços no INSS poderão ser agendados pela internet Agendamento vai começar a partir de quinta-feira, 24 de maio
Taxa de inscrição no Enem deve ser paga até quarta-feira
Greve compromete escoamento da safra