Geral
Hospital de Campo Grande passa a realizar transplantes renais
Sexta-feira, 10 Janeiro de 2020 - 18:23 | Redação
O Ministério da Saúde autorizou recentemente o Hospital Unimed Campo Grande a realizar transplantes renais. A unidade já fazia a captação de orgãos e agora é o único da rede privada que pode também fazer o procedimento.
Atualmente, existem 141 pacientes na lista de espera por um transplante de rim em Mato Grosso do Sul. Em 2019, foram realizados 22 transplantes e a expectativa é que com o credenciamento do Hospital Unimed CG esse número aumente consideravelmente, já que o hospital possui infraestrutura de ponta e uma equipe especializada e totalmente preparada para realizar os transplantes renais.
A médica nefrologista, especialista em transplantes, Rafaella Campanholo Grandinete explica que para dar início aos transplantes o Hospital está criando sua lista própria. “As listas de transplantes são ligadas a equipes de cada instituição credenciada. Antes a lista era ligada apenas à Santa Casa, já que esse era o único hospital do Estado credenciado para o serviço, e a partir de agora, os pacientes Unimed Campo Grande estarão vinculados ao nosso hospital”.
Rafaella explica também que para ser transplantado, existem alguns critérios a serem seguidos. “Existem critérios definidos pela legislação para que uma pessoa possa receber um rim. Dentre eles, é que o paciente acima de 18 anos faça diálise e que passe por uma avaliação clínica, pois nem todos os pacientes em diálise têm condições para passar pelo transplante. Existem algumas contraindicações absolutas para a realização do procedimento, por exemplo, paciente com câncer, doença neurológica ou psiquiátrica grave não tratável, problemas pulmonares ou de coração graves que não tenha tratamento, entre outras”, destaca.
Para fazer parte da lista de transplante renal, o paciente portador de alguma doença renal crônica ou dialítico precisa passar pelo médico nefrologista, que é quem vai dizer se ele tem condições ou não de passar pelo transplante, e se essa é a alternativa mais adequada para ele. Se o transplante for indicado para o paciente, o próprio nefrologista pode incluir o paciente na lista de transplantes de Mato Grosso do Sul.
Informações da Assessoria
Últimas Notícias
- Câmara Municipal - 11:37 Procuradoria firma parceria para fortalecer políticas em defesa das mulheres
- CNU - 11:17 Manifestação de interesse no CNU 2024 é prorrogada até terça-feira
- Agro - 10:50 Maracaju lidera a produção de soja em Mato Grosso do Sul, aponta SIGA-MS
- Solidariedade - 10:35 Família pede ajuda para reconstruir casa
- MPT - 10:10 Alerta para impactos do burnout e de transtornos psíquicos no trabalho
- Arte - 09:50 Festival Mais Cultura da UFMS será realizado de 22 a 27 de setembro
- Poder Judiciário - 09:35 Desembargador de MS tem enunciados aprovados em congresso nacional do STJ
- Dourados - 09:10 Homem é executado com 3 tiros na frente da esposa em Dourados
- Saúde Pública - 08:50 Corumbá solicita UBS Fluvial e Ambulanchas para atender ribeirinhos
- Record TV - 08:39 Rayane Figliuzzi é a primeira Fazendeira da temporada