Campo Grande •24 de Fevereiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Sexta, 25 de Novembro de 2016 - 16h48Hospital Cassems realiza primeira cirurgia por telemedicina do MSCirurgia será acompanhada por profissionais de saúde

(Foto: Divulgação)

A cirurgia bariátrica que será realizada neste sábado (26), às 7 horas, no Hospital Cassems de Campo Grande, seria mais um procedimento comum desde a sua inauguração se não fosse por um detalhe: a cirurgia será acompanhada por profissionais de saúde que estão participando do “II Jornada Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica e Metabólica”.

Telemedicina trata do uso das modernas tecnologias de informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica à pacientes e outros profissionais de saúde localizados à distância.

De acordo com o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, a cirurgia por videoconferência é uma das tecnologias da telemedicina, novo campo da medicina que pretende auxiliar médicos no atendimento à saúde com informações transmitidas por de meios de telecomunicação como cabos, fibras óticas, satélites e Internet. 

“A telemedicina é uma ferramenta importante que vai transpor as barreiras, inclusive geográficas, e vai melhorar a assistência à saúde, o acesso à informação e também para a educação médica, permitindo maior interação e dinamismo aos alunos”, explica.

Os médicos especializados em cirurgia do aparelho digestivo, James Camara e Carlos Aurelio Schíavon, vão realizar a cirurgia. "A demonstração tem o potencial de interatividade, permitindo que os profissionais da saúde que assistirão à cirurgia também possam discutir com a equipe durante o procedimento”, explicou Camara.

O Hospital Cassems de Campo Grande possui tecnologia de ponta, com a incorporação da mais moderna infraestrutura lógica e a utilização de fibra ótica em todos os ambientes. A sala cirúrgica de telemedicina é uma tecnologia inédita no Estado e está alinhada com os grandes hospitais do Brasil e do mundo, onde o procedimento cirúrgico é exibido em duas telas de 50 polegadas, sendo que uma delas pode ser usada para exibição de exames de imagem, além de possibilitar um sistema de comunicação entre a equipe médica. Todo o sistema da sala cirúrgica de telemedicina é controlado por meio de tablets. Num futuro breve, a maioria dos exames médicos, prescrições e evoluções clínicas ocorrerão da beira do leito para uma nuvem, possibilitando assim, o monitoramento dos pacientes em tempo real.

Veja Também
Exército retira pavimento velho na Rua Brilhante
IFMS recebe primeiros estudantes intercambistas internacionais
Smurfs se juntam à ONU para promover desenvolvimento sustentável
Vou preservar meu neto, diz mãe de Eliza Samúdio
Hospital Cassems de Campo Grande transmite cirurgia de Parkinson
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 12h35Carnaval terá calor e chuva em grande parte do país Carnaval será de muito calor e pancadas de chuva isoladas em grande parte das capitais
Teste de citação eletrônica de réus presos é sucesso
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 11h52Industriários e cartorários travam debate sobre custas Empresários denunciam alto valor cobrados e cartórios contestam valores apresentados
Governo divulga resultado final do curso de formação do concurso da Agepen
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 09h58Cirurgias por traumas sobem entre 40% e 60% no carnaval Acidentes de motocicleta são maioria no carnaval
square noticias uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento