Campo Grande • 05 de dezembro de 2016 • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Agência Brasil | domingo, 25 de setembro de 2016 - 17h06Hillary Clinton e Donald Trump se preparam para debate históricoEleições estão marcadas para 8 de novembro de 2016

(Foto: Reprodução/Agencia Lusa)

Donald Trump, do Partido Republicano, e Hillary Clinton, do Partido Democrata, fazem nesta segunda-feira (26) o primeiro de três debates previstos entre os dois candidatos, no horário nobre, em transmissão ao vivo para todo o país, a partir da Universidade de Hofstra, em Long Island, em Nova York.

O evento poderá definir quem será o futuro presidente dos Estados Unidos em eleições marcadas para 8 de novembro de 2016. O debate, a ser assistido por mais de 100 milhões de americanos, poderá se transformar em uma das maiores audiências de TV da história dos Estados Unidos.

O debate adquiriu maior importância depois que rede de televisão ABC News e o jornal The Washington Post divulgaram pesquisa em que Hillary Clinton está com apenas dois pontos percentuais de diferença em relação a Donald Trump, na preferência do eleitorado, o que significa empate técnico. Segundo os organizadores do levantamento, essa diferença nada significa uma vez equivale à margem de erro prevista da pesquisa.

A população americana aguarda o debate com o mesmo entusiasmo que normalmente dedica a uma final de um campeonato esportivo. A cadeia de emissoras públicas de rádio NPR fez um enquete entre os ouvintes e trouxe especialistas para comentar as chances de cada candidato. A enquete teve como objetivo saber quem vai assistir ao debate e se a discussão a ser feita vai influir no resultado das eleições. A maioria dos ouvintes respondeu que o debate terá grande impacto sobre a decisão da população americana.

As emissoras de televisão dão a todo momento flashes sobre o impacto do debate e apostam que dessa vez os candidatos darão respostas mais claras e definitivas sobre questões que não foram abordadas com profundidade durante a campanha. Mas os comentaristas também admitem que os candidatos poderão adotar a estratégia de fugir de perguntas incômodas.

Segundo a rede de rádio NPR, o grande desafio a ser enfrentado por Donald Trump no debate é convencer aos telespectadores de que ele tem temperamento para ser presidente. O especialista em marketing político Alex Conant, que foi porta-voz do senador Marco Rubio, quando este tentou ser o candidato do Partido Republicano, disse que se Trump conseguir ficar duas horas no debate sem perder a paciência poderá comemorar essa resistência como uma "grande façanha".

Sam Popkin, um dos profissionais de marketing mais consultados por candidatos do Partido Democrata, disse à NPR que está torcendo para que Hillary Clinton dê respostas simples para perguntas complicadas que provavelmente serão feitas por Donald Trump. Ele chamou a atenção também para a importância da linguagem corporal que, se bem utilizada, funciona como uma ferramenta poderosa em favor dos argumentos apresentados pela candidata.

Ele lembrou de uma eleição presidencial feita em 2000, quando Al Gore, que foi o candidato democrata que competiu com George W. Bush, perdeu o debate por porque emitia "suspiros e revirava os olhos", incomodado com perguntas de seu adversário.

Veja Também
HU-UFGD alerta para novo golpe contra pacientes e familiares
Condenada, Elize Matsunaga pode ir para o semiaberto em 2018
Raio atinge avião de Xuxa que faz pouso de emergência
MP do Brasil atuará na investigação do acidente da Chapecoense
Judiciário de MS terá expediente normal no dia 8 de dezembro
Empregados em lotéricas receberão piso de R$ 1.012,00
Acadêmicos doam 2,5 mil fraldas para Santa Casa
segunda, 05 de dezembro de 2016 - 12h05CCR MSVia informa obras e serviços de melhoria na BR-163/MS Em caso de chuva, as obras poderão ser interrompidas
segunda, 05 de dezembro de 2016 - 11h47Ipea: país também precisa de reformas microeconômicas Reformas fiscais e redução da taxa de juros não são suficientes para retomada consistente do crescimento da economia, segundo Ipea
segunda, 05 de dezembro de 2016 - 11h29PF faz buscas na casa de ministro do TCU e de ex-presidente da Câmara Operação Deflexão cumpre nove mandados expedidos pelo ministro Teori Zavascki
square noticias uci
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2016 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento