Menu
7 de junho de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Carnaval seguro

Governo vai distribuir mais de 1 milhão de camisinhas no Carnaval de MS

Mato Grosso do Sul registrou somente no ano passado 1.332 novos casos de HIV/Aids

13 Fev2020Da redação07h58

O Governo do Estado vai reforçar a distribuição de camisinhas em Mato Grosso do Sul durante o Carnaval. Serão repassados aos municípios 1 milhão e 200 mil preservativos, entre masculinos e femininos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Com o aumento da distribuição, o Governo objetiva trabalhar a consciência coletiva sobre o sexo seguro e a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como o HIV/Aids, a Sífilis e as Hepatites B e C, além do HPV, da Herpes Genital e da Gonorreia.

As camisinhas serão distribuídos aos 10 núcleos regionais de saúde de MS pela Gerência Técnica do Programa IST/Aids e Hepatites Virais. Géis lubrificantes também fazem parte do pacote. A quantidade entregue em cada município varia, explica a chefe do setor, Alessandra Salvatori.

“Nossa distribuição de preservativos é mensal e ganha aporte maior durante o Carnaval. Já a logística de distribuição atende demanda dos municípios. Alguns pedem mais nesse período”, diz Alessandra. Historicamente, Corumbá e Três Lagoas solicitam mais unidades.

O uso da camisinha é considerado pelos especialistas como método contraceptivo mais eficiente de prevenção de IST e de gravidez indesejada. “Independente da época do ano”, reforça a gerente. O material é distribuído de forma gratuita nas unidades de saúde do SUS. 

Mato Grosso do Sul registrou somente no ano passado 1.332 novos casos de HIV/Aids. No mesmo período (2019) foram notificados 3.189 casos de sífilis e 260 casos de hepatites virais.

Além de aumentar a entrega de camisinhas masculinas e femininas no Carnaval, o Governo vai trabalhar com os municípios a campanha “Usar camisinha é uma responsa de todos”, lançada pelo Ministério da Saúde na semana passada. O público-alvo é formado por jovens de 15 a 29 anos.

Veja Também

Como prevenir acidentes com eletricidade em dias de chuva
PMA apreende 1.000 metros de redes de pesca
Live arrecada alimentos e fraldas para entidades sociais de MS
MS terá mais um fim de semana de temperaturas amenas
Confira passo a passo para obter licenciamento através de aplicativo
Blitz sanitárias abordaram mais de 2,8 mil na Capital
Política de gestão das águas tem adesão de 431 indústrias em MS
TJMS altera competência de varas cíveis de Campo Grande
Com o tema ´Fogo Mata´, Reflore/MS lança campanha contra incêndios
Piscinas públicas da Capital voltam a funcionar em Agosto