Campo Grande •27 de Julho de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Sábado, 7 de Janeiro de 2017 - 10h18Governo forma 438 novos agentes penitenciáriosNúmero de agentes penitenciários formados será a maior realizada pelo do Estado

(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado forma, em 1º de fevereiro, 438 novos agentes penitenciários que reforçarão o quadro da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), que atualmente conta com efetivo de 1.379 servidores. É a formação da maior turma de agentes penitenciários já realizada pelo Estado.

De acordo com a Agepen, o sistema carcerário do Estado tem 7.327 vagas, mas comporta 15.549 detentos. Com a construção de novos presídios, a previsão é de abertura de 2.588 novas vagas. O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destaca que os agentes que estão sendo formados pelo Estado não serão “simples carcereiros”. Todos os agentes, segundo o diretor-presidente da Agepen, “têm nível de escolaridade superior e são treinados também para o trabalho de ressocialização, o que é fundamental para a humanização e para desafogar o sistema penitenciário”.

Stropa destaca também os projetos de utilização de mão de obra carcerária na reforma de escolas prédios dos órgãos da Segurança Pública, principalmente delegacias, atingindo dois objetivos: reintegração social e redução dos custos de manutenção de prédios públicos.

Novos presídios

Em Campo Grande estão sendo construídos três presídios no complexo da Gameleira: dois masculinos, com 603 vagas cada, e um feminino, com 407 vagas. Com exceção do feminino, que teve atraso no cronograma em razão de falhas no projeto, as obras da Gameleira serão inauguradas ainda neste primeiro semestre.

Em Coxim, estão em andamento as obras de ampliação do presídio, que terá mais 144 vagas. O mesmo número de vagas será aberto também com ampliação do presídio de Ponta Porã.

Com o aporte de R$ 54.640.972,22 liberados pelo Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), o Governo do Estado destinará R$ 31.944,444,44 para a construção de dois presídios em Dourados, um masculino com 800 vagas, e um feminino, com 400 vagas, além de um presídio de regime semiaberto em Corumbá.

Veja Também
Manifesto contra fechamento de escola
Quinta, 27 de Julho de 2017 - 08h47Mercosul e Canadá discutem acordo comercial Delegações se encontraram na última segunda-feira (24)
Caixa Econômica começa a pagar hoje abono do PIS/Pasep
Quinta, 27 de Julho de 2017 - 08h12Termina amanhã prazo para inscrição no Fies Candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos
Com mão de obra de detentas, multinacional produz 12 mil peças por mês em presídio de Três Lagoas
Quinta, 27 de Julho de 2017 - 07h18Umidade do ar cai a 15% Temperatura pode chegar a 29° no período da tarde
Professores do Estado aceitam reajuste parcelado
Abertas as inscrições para voluntários atuarem no programa Brasil alfabetizado
Agetran interdita vias para eventos beneficentes e festas julinas
Detran dá continuidade ao programa ‘Vencendo o medo de dirigir’
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento